Apple confirma compra de empresa que ajudou a desenvolver o Kinect

Por Redação | 25 de Novembro de 2013 às 13h10

Segundo anunciado pelo AllThingsD, a Apple concluiu a compra da PrimeSense, empresa israelense responsável pelo desenvolvimento da primeira versão do Kinect, em um negócio de 360 milhões de dólares.

A companhia americana não explicou os motivos da compra, cujos rumores vinham se estendendo durante meses, mas há alguns palpites sobre as razões da aquisição.

Primeiro, a empresa possui experiência com o Kinect, que permite rastrear à distância os movimentos do usuário. Essa função seria uma interessante maneira de interagir com uma televisão, alimentando rumores de que a Apple estaria trabalhando em uma TV.

A PrimeSense também desenvolveu um produto chamado Capri, que é um sensor de movimentos em 3D, e a Apple pode estar interessada em utilizar a tecnologia tanto no iPad quanto no MacBook Air, o que possibilitaria o uso de gestos com as mãos para controlar os aparelhos.

Uma terceira teoria é de que a Apple esteja querendo correr atrás do prejuízo, já que a Samsung já possui tecnologia semelhante, o Airtouch.

Sejam quais forem as razões da Apple, provavelmente veremos os resultados da aquisição em breve. Por exemplo, em julho de 2012 a empresa comprou a AuthenTec, especializada em leitores de impressões digitais, e em pouco mais de um ano, o iPhone 5S apareceu com o recurso.

Já a Microsoft não sairá prejudicada, pois a PrimeSense foi responsável apenas pela primeira versão do Kinect. As versões atuais são fabricadas pela propria MS, como a que vem com o Xbox One.

Veja neste vídeo o Capri funcionando em um Nexus 10 na Google I/O.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.