Apple celebra o Dia da Terra e aproveita para "cutucar" Samsung

Por Redação | 22.04.2014 às 11:49

Para celebrar o Dia da Terra, que acontece nesta terça-feira (22), a Apple lançou um novo site e um vídeo onde detalha seus esforços para cuidar do meio ambiente. A página chamada "Responsabilidade Ambiental" explica como a Maçã se tornou mais proativa em relação às suas políticas ambientais instauradas em meados de 2007 ainda sob o comando de Steve Jobs.

Intitulado "Better", o novo vídeo, descreve os esforços da companhia para "deixar o mundo melhor" por meio de seus produtos e o impacto que eles causam ao meio ambiente. A empresa destaca o uso de materiais mais verdes e menos embalagem como ações que adota para reforçar seu compromisso com a saúde do planeta.

"Better" foi baseado em comentários feitos pelo CEO Tim Cook em resposta às críticas recentes de acionistas da Apple, que questionaram o quanto sua política ambiental poderia afetar negativamente os lucros. Na época, Cook enfatizou que a empresa faz coisas por razões que vão além dos lucros.

"Nós não queremos só criar os melhores produtos do mundo, mas também os melhores produtos para o mundo. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos orgulhosos do nosso progresso", diz uma carta aberta divulgada na página de Responsabilidade Ambiental da Apple. "Fomos a primeira empresa do setor a remover muitas substâncias tóxicas nocivas de nossos produtos, como o PVC, retardadores de chama bromados (BFR) e ftalatos. Além disso, reciclamos mais de 190 milhões de quilos de lixo eletrônico. Agora todas as Apple Stores aceitam produtos Apple para reciclar de forma responsável e gratuita. Precisamos ser responsáveis por todos os produtos Apple em todas as suas etapas de utilização".

Cutucando a concorrência

Para complementar a campanha iniciada na internet, a Apple também publicou um anúncio no jornal que, indiretamente, zomba de sua grande rival Samsung. Reproduzido pelo CNET, o anúncio diz: "Existem algumas ideias que nós queremos que todas as empresas copiem".

O texto é considerado uma indireta para a Samsung e para outras empresas de tecnologia que estão sendo acusadas de imitar produtos da Maçã. "Há uma área em que, na verdade, encorajamos os outros a nos imitar", diz o corpo do anúncio impresso que foi veiculado em jornais como The Guardian e Metro. "Quando todo mundo faz do ambiente uma prioridade, todos nós somos beneficiados".

Anúncio impresso Apple

Imagem: Reprodução / CNet