WWDC 2014: Apple apresenta kit para "casas inteligentes"

Por Redação | 02 de Junho de 2014 às 18h07
TUDO SOBRE

Apple

A Internet das Coisas já é uma realidade, carros autômatos estão a caminho e tudo está ficando conectado e mais "inteligente". As casas também. Foi o que mostrou apresentação especial da Apple, durante seu evento para desenvolvedores, a Worldwide Developers Conference (WWDC), nesta segunda-feira (02).

Batizado de HomeKit, o "kit doméstico digital" viria com funcionalidades capazes de gerenciar cadeados, câmeras, portas, termostatos, tomadas, interruptores, entre outras coisas, a partir do iOS 8. A Maçã também adiantou que já está fazendo trabalho conjunto com a especialista em materiais e dispositivos semicondutores, a Cree, e com a fabricante de eletrodomésticos Haier para desenvolver o sistema.

De acordo com o Apple Insider, um outro tópico da apresentação mostrou o sistema de segurança pareado, que daria somente ao detentor do dispositivo com iOS registrado o poder de gerenciar as funcionalidades do HomeKit.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O kit para a casa digital também prevê uma distinção das funções realizadas em grupo ou individualmente. Por exemplo: a família pode estar num ambiente climatizado e iluminado de certa forma enquanto um dos membros pode ter uma temperatura ou luminosidade mais quentes, para criar ambientes diferenciados.

Finalmente, a apresentação desse HomeKit inicial também mostrou a integração da casa inteligente com a assistente digital Siri. É só dizer que quer as luzes acesas ou a porta da garagem aberta para que os comandos vocais possam ser transformados em ações reais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.