Apple anuncia Mavericks, novos MacBooks e um incrível Mac Pro

Por Redação | 22.10.2013 às 17:46
photo_camera Apple

A Apple anunciou hoje grandes novidades da sua linha de computadores, com novos MacBooks, um novo (e incrível!) Mac Pro e a disponibilidade do Mavericks, a nova versão do Mac OS X. Confira todas as novidades.

Mavericks

O OS X 10.9, de codinome Mavericks, já havia sido demonstrado em julho na WWDC, mas a partir de hoje ele será finalmente liberado ao público. A melhor notícia: ele será gratuito.

Mavericks

Ele promete ser mais eficiente e mais veloz que as versões anteriores, e as demonstrações no evento realmente pareciam convincentes – mas será preciso ver como ele se comporta no dia-a-dia. O Mavericks é capaz de gerenciar melhor o uso de memória e de vídeo. Ele também traz melhor suporte a múltiplos monitores, um novo sistema de notificações, tags e abas para o Finder, além de outras novidades menores.

Essa é a primeira vez que a Apple distribui uma nova versão do seu sistema gratuitamente. O Mountain Lion custou 20 dólares e o Lion custou 30 dólares. Dessa vez, qualquer usuário rodando o OS X 10.6 Snow Leopard ou superior poderá atualizar para o Mavericks.

MacBooks

Os MacBooks Pro com Retina Display ganharam uma boa atualização de hardware, contando agora com o processador Intel Haswell, que trouxe uma série de vantagens aos laptops da Apple. Com o Haswell e o OS X Mavericks, a autonomia do MacBook aumentou e deve chegar a 9 horas – isso tocando vídeos do iTunes.

O modelo de 13 polegadas está mais leve e fino que antes, com 18 mm de espessura e pesando apenas 1,56 Kg. O Wi-Fi também está mais rápido graças ao suporte ao 802.11 ac. O preço desse modelo é de 1.299 dólares.

MacBook

Já o MacBook Pro de 15 polegadas teve praticamente o mesmo upgrade, com Wi-Fi 802.11 ac, portas Thunderbolt 2, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD. Essa versão custa 1.999 dólares, mas se você quiser 512 GB SSD e 16 GB de RAM, terá que pagar 2.599 dólares pelo notebook.

Ambos os modelos começarão a ser vendidos a partir de hoje, e aparentemente a Apple deve começar a remover os modelos sem Retina Display (e com drive de DVD) de sua linha de MacBooks.

No Brasil: e os MacBooks Pro já aparecem na Apple Store do nosso país. A versão mais modesta do modelo de 13 polegadas sai por R$ 5.999, chegando a incríveis R$ 12.999 no MacBook Pro de 15 polegadas de 16 GB de RAM e 512 GB de SSD.

Mac Pro

A Apple já havia mostrado uma prévia do Mac Pro durante a WWDC 2013, mas agora revelou mais sobre seus detalhes. E por incrível que pareça, esse talvez tenha sido o anúncio mais significante do dia, com uma completa mudança na linha Mac Pro.

Mac Pro

O novo Mac Pro tem um hardware simplesmente incrível, com processador Intel Xeon E5 (com 4, 6, 8 ou 12 núcleos), até 64 GB de RAM, chip gráfico AMD FirePro de 6 GB dedicados de memória, além de 6 portas Thunderbolt, 4 portas USB 3.0. Na configuração mais simples, que não tem nada de básica, ele custa 2.999 dólares. A Apple ainda não revelou quanto custará a versão completa, mais parruda.

Segundo a Apple, o novo Mac Pro deve revolucionar a forma como vídeos em resolução 4K são editados – e é difícil duvidar que ele é capaz disso. O computador será fabricado nos Estados Unidos (e não na China).