Apple abre nova fábrica nos EUA para a construção dos novos Macs Pro

Por Redação | 05.11.2013 às 16:48

A Apple está montando uma nova fábrica na cidade de Mesa, no Arizona. A fábrica vai criar 700 empregos diretos e mais 1.300 empregos indiretos. De acordo com o anúncio feito pelo estado do Arizona e publicado pelo site 9to5mac, além da fábrica, a Apple também vai construir um grid de energia solar na cidade para poder alimentar sua filial.

“A Apple é, indiscutivelmente, uma das empresas mais inovadoras do mundo e eu estou emocionado em recebê-la aqui no Arizona,” disse a governadora Jan Brewer. “A Apple terá um incrível impacto positivo na economia do estado, além do seu investimento na energia renovável com esse novo grid de energia. Como governadora, eu trabalhei duro para mostrar que o Arizona está aberto para negócios. A notícia de hoje é prova do meu esforço”.

Nem o governo nem a Apple anunciaram o propósito da fábrica, mas ela provavelmente tem a ver com a nova iniciativa da empresa de levar a fabricação de volta aos EUA. Nos últimos anos, a Apple tem produzido os seus hardwares em fábricas instaladas na Ásia, mas a fabricante de gadgets deve começar a construir os seus Macs Pro nos próprios Estados Unidos. Talvez a nova fábrica deva auxiliar a produção deles, que está sendo feita no Texas.

Tim Cook, CEO da Apple, já tinha falado sobre a produção do Mac Pro no país. “Nós montaremos o produto inteiro e várias máquinas com componentes de alta precisão nos EUA. Alavancando o poder de inovações de empresas líderes do setor em estados como Texas, Flórida, Illinois e Kentucky, além de mais estados, somos capazes de construir impecavelmente cada detalhe. Em outras palavras, exatamente como foi previsto pelos nossos designers e engenheiros na Califórnia”.

Além de auxiliar a fabricação dos Macs Pro no Texas, a nova fábrica também deve ser responsável por outros componentes para os seus outros produtos, como por exemplo o cristal de safira usado nos sensores de câmeras dos últimos modelos de iPhone e usado também para proteger o Touch ID do iPhone 5S.

Mês passado, a Apple já tinha anunciado a abertura de uma grande fábrica na Pensilvânia, que irá cobrir toda a demanda de consertos da Costa Leste americana.