Apple WWDC 2013: fique por dentro dos rumores e expectativas

Por Redação | 06.06.2013 às 17:15
photo_camera Cult of Mac

A 24ª edição da conferência anual de desenvolvedores da Apple começa na próxima semana, e será o primeiro evento da empresa em mais de sete meses. Mas o que podemos esperar do WWDC (Worldwide Developers Conference) 2013?

A conferência acontece entre os dias 10 e 14 de junho em São Francisco, Califórnia, e o que está gerando mais expectativa é a palestra de segunda-feira, na qual a Maçã geralmente anuncia novos produtos e serviços. De acordo com a CNET, este ano a Apple disse que vai apenas dar aos desenvolvedores novas versões do iOS e do OS X, mas é provável que a empresa esteja guardando uma ou duas surpresas na manga.

Para entrar no clima do evento, confira os principais rumores e expectativas em relação ao WWDC 2013:

iOS 7

Até agora, muito se falou a respeito da reformulação completa do design do sistema operacional móvel da Apple, projeto liderado por Jony Ive. As principais mudanças no novo iOS devem ser:

  • Nova interface: um relatório divulgado recentemente pelo site 9toMac falou um pouco sobre as mudanças visuais que devem aparecer no iOS. Destaque para os ícones dos aplicativos, que devem ter um visual mais "achatado", ainda com os cantos arredondados, e alguns deles devem ganhar novos desenhos para representá-los. Um suposto screenshot da tela de aplicativos do novo iOS 7 vazou no início desta semana:
Screenshot iOS7

Imagem: Reprodução / iDownloadBlog

  • Mais gestos: o mesmo relatório do 9toMac falava a respeito da possibilidade de acessar informações básicas utilizando apenas gestos;
  • Mais Yahoo!: o Wall Street Journal noticiou que a Apple e o Yahoo! estão trabalhando juntos para trazer mais conteúdo e serviços do Yahoo! para dispositivos da Maçã. Isso inclui mais conteúdo sobre esportes e notícias.

OS X 10.9

Esta semana a Apple liberou a atualização do Mac OS X 10.8.4, mas durante a conferência da próxima semana a empresa deve apresentar ao mundo o OS X 10.9. Porém, os rumores sobre o que devemos esperar do sistema operacional para Macs ainda são muito fracos, tanto que a maior parte das especulações partiu também de um relatório do 9toMac divulgado em abril.

Entre as novidades esperadas estão novos recursos de multitarefa capazes de melhorar a vida da bateria e o poder de processamento dos computadores. Além disso, a presença da Siri também é esperada junto à integração do Apple Maps. A remodelagem do motor presente no Safari e a melhoria no suporte à utilização de múltiplos monitores também devem fazer parte do novo OS, mas nenhuma das informações foi confirmada até agora.

Novo hardware

Especula-se a respeito da apresentação de novas linhas de Macs durante o WWDC 2013, mas ainda não sabemos ao certo o que a Apple tem guardado na cartola. A CNET aposta no "emagrecimento" do MacBook Pro (versão sem Retina Display), que atualmente é considerado relativamente grosso e pesado. O aparelho ainda deve ganhar um upgrade na qualidade de sua câmera integrada do FaceTime, que deve suportar 1080p.

A Apple também poderia usar o WWDC para lançar uma nova versão de seu monitor Thunderbolt, um produto que está ultrapassado há quase um ano, já que usa a versão mais antiga do conector MagSafe da Apple e um USB mais lento (2.0 em vez de 3.0).

Monitor Thunderbolt Apple

Imagem: Divulgação / Apple

Novos serviços

Com o mais recente acordo de licenciamento fechado entre a Apple e a Warner Music, todos estão aguardando o lançamento do tão especulado serviço de webradio da empresa, o iRadio. Não seria a primeira vez que a Maçã lançaria um serviço de música na WWDC, pois na conferência de 2011 ela apresentou o iTunes Match.

Outra novidade ligada aos serviços da empresa pode estar relacionada com a iCloud. Recentemente, a Apple comprou 18 patentes relacionadas à interface de usuário de uma empresa chamada Maya - Systems. Há quem diga que, agora, algumas delas podem ser usadas para incrementar seu serviço na nuvem, que ainda pode melhorar no quesito experiência do usuário.