Apple HealthKit está sendo testado em mais hospitais que Google Fit

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2015 às 13h30

Nos últimos anos, a Apple, o Google e a Samsung estão desenvolvendo produtos com foco na saúde do usuário. No entanto, segundo a Reuters, a Apple está evoluindo de maneira muito mais rápida com o chamado HealthKit. Dos 23 importantes hospitais contatados pela agência de notícias, 14 já haviam realizado testes com o produto da Apple para monitorar doenças como diabetes e hipertensão. Enquanto isso, o Google e a Samsung ainda estariam dando início nas negociações com parceiros para testar os produtos, apesar da comunidade médica estar ansiosa para começar os testes.

Na verdade, esse resultado não é algo exatamente surpreendente. Desde seu início, em junho do ano passado, o Apple HealthKit está focado em sua parceria com hospitais e grupos de pesquisa, como a Mayo Clinic. Por outro lado, o Google já havia experimentado o Google Health, entre 2008 e 2013, que fornecia registros médicos tanto para os pacientes quanto para os médicos.

Agora, os novos projetos do Google e da Samsung, o Google Fit e o Samsung S Health, estão mais direcionados para a nutrição e os exercícios físicos, e não tanto para a medicina em si.

Em relação aos seus produtos, o fato é que as três empresas estão tirando proveito dos novos smartphones disponíveis para desenvolver aplicativos que ajudam o usuário a manter a forma. Porém, é a Apple que tem feito maior esforço para levar esses dados à comunidade médica, tendo inclusive iniciado uma parceria com a Epic Systems, a maior fornecedora de registros médicos digitais dos EUA.

Mas, no sentido de desenvolver programas que forneçam dados confiáveis e precisos aos médicos, as três empresas ainda precisam avançar muito mais. Ainda resta encontrar uma forma segura para armazenar todos os registros dos pacientes, sem o risco de desvio ou furto de dados para outras finalidades.

Fonte: http://www.theverge.com/2015/2/5/7983707/apple-healthkit-hospitals-google-samsung

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.