"Eles não sabem no que estão se metendo", diz ex-CEO da GM sobre o Apple Car

Por Redação | 19.02.2015 às 12:56

Depois dos rumores de que a Apple estaria desenvolvendo seu próprio carro elétrico, o ex-CEO da GM, Dan Ankerson, expressou sua preocupação com o plano, sugerindo que a empresa não deveria entrar nesse ramo.

Em entrevista à Bloomberg, o empresário disse que a Apple subestima a dificuldade de operar na produção de automóveis, que tem elevado grau de complexidade e demanda altos investimentos em segurança. "Pessoas que nunca trabalharam e não têm o conhecimento tendem a subestimar [a produção]", afirmou. "Eles devem pensar com cuidado se querem entrar na produção de produtos pesados", continua Ankerson.

Para Ankerson, o assunto deveria ser visto com preocupação pelos investidores da empresa e que ela deveria permanecer na produção de smartphones, que oferecem maior margem de lucro que os carros e exigem muito pouco investimento em segurança. Isso se comprova ao comparar os rendimentos das duas empresas. Enquanto a Apple conseguiu 18 bilhões de dólares em dezembro com margem de lucro de 39,9%, a GM obteve 2 bilhões de dólares com margem de lucro de 14%.

Mas, apesar de pensar que a Apple não deveria entrar no mercado automotivo, Ankerson enxerga com bons olhos o serviço CarPlay, uma ferramenta que aprimora o uso dos smartphones da marca em automóveis e diz que teria gostado de ter uma parceria como a Apple durante sua gestão na GM.

Os rumores de que a Apple estaria produzindo um carro próprio surgiram pelo Wall Street Journal, que revelou o projeto secreto da empresa, que conta com centenas de funcionários trabalhando em sua sede, em Cupertino.

Fonte: http://www.macrumors.com/2015/02/18/former-gm-ceo-on-apple-car/