App Store ainda lidera em vendas, mas Google Play ganha mercado

Por Redação | 18 de Dezembro de 2013 às 18h21

Segundo pesquisa realizada pela firma Distimo, a Apple manteve a liderança mundial na receita de sua loja de aplicativos, apesar de ter caído de 70% para 63% no mercado mundial, enquanto o Google cresceu de 30% para 37%.

Os países onde o Googe lidera são Coréia do Sul e Japão, sendo que no primeiro a liderança é quase que esmagadora (LG e Samsung?). Já na China, a Apple domina quase que 100% do mercado. No restante dos países, a porcentagem segue a média mundial (30 a 40% para o Google).

Mapa App Store

Porém, a plataforma do Google tem crescido bastante, inclusive no Brasil, e já ultrapassou a Apple em número de downloads em mais de 25%, segundo reportagem do Canaltech em novembro.

Mercado App Store

O site App Annie também fez um outro relatório do mercado de aplicativos desse ano, e revelou que o lucro diário gerado pelos 200 aplicativos mais comprados na App Store chegou a 18 milhões de dólares, enquanto os da Play Store chegam a 12 milhões por dia, bem acima dos 3.5 milhões estimados em 2012.

Além disso, pela primeira vez um outro país – o Japão – ultrapassou os EUA em gastos com aplicativos.

Segundo uma reportagem anterior do Canaltech, o iOS chega a ser até 5 vezes mais lucrativo do que o Android para os desenvolvedores, mas o Google deve aumentar a receita com a sua plataforma no próximo ano, pois o Android tem agora mais de 80% de participação no mercado.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.