Após compra da Motorola, Lenovo registra queda nas ações

Por Redação | 30.01.2014 às 14:08

Nesta quinta-feira (30), as ações da gigante de tecnologia Lenovo registraram queda na bolsa de valores de Hong Kong após a compra da Motorola. Segundo a Info, os títulos da empresa registraram 8,21% de queda a 10,06 dólares de Hong Kong (US$ 1,28) por cada ação.

Em 2012 a Motorola foi adquirida pelo Google por aproximados 12,5 bilhões de dólares com objetivo principal de se fortalecer no mercado mobile. No entanto, os esforços não foram suficientes para concorrer com as líderes do segmento, a sul-coreana Samsung e a norte-americana Apple, o que ocasionou na venda da empresa à Lenovo.

A transação foi considerada por muitos uma forma de mostrar que o investimento feito pelo Google em 2012 foi um fracasso, uma vez que seu valor ficou em média 75% menor do que o valor de aquisição: 2,91 bilhões de dólares.

De acordo com alguns analistas, o principal interesse do Google na Motorola era absorver seu portfólio de 17.000 patentes. Ao menos a grande maioria das patentes da Motorola seguirá nas mãos do Google, apesar de o controle sobre os aparelhos passarem a ser da Lenovo. De toda forma, a negociação ainda levará um bom tempo para ser finalizada, pois ela ainda precisa ser aprovada nos EUA ou na China.