Aplicativo do Apple Watch revela novas funções do relógio inteligente

Por Redação | 14 de Janeiro de 2015 às 10h11

A versão beta do iOS 8.2 trouxe consigo mais informações sobre o Apple Watch, enquanto a empresa se prepara para parear seus dispositivos mobile ao relógio que deve chegar às lojas ainda neste primeiro semestre. No começo da semana, veio a notícia de que o smartwatch teria seu próprio aplicativo de controle e, agora, desenvolvedores puderam botar as mãos em versões preliminares do software, revelando algumas novidades sobre o produto.

Como já dá para imaginar, o “companion app” do Apple Watch vai permitir que o usuário controle todas as funções do relógio a partir do iPhone. Além disso, ele vai permitir a customização da tela inicial com “monogramas”, que podem ser as iniciais do utilizador, por exemplo, além de servir para reorganizar os ícones da tela inicial de acordo com as características preferidas de cada um.

Um ponto vermelho também ficará permanentemente exibido na tela do Apple Watch sempre que o iPhone tiver notificações pendentes. O usuário poderá acessá-las tanto pelo relógio quanto pelo celular. Caso opte por utilizar o relógio inteligente, o usuário poderá usar o recurso de reconhecimento de voz para ditar as respostas às mensagens de texto ou configurar textos pré-programados para poder atender rapidamente aos contatos. Os dois métodos podem ser acessados de forma rápida e com um único toque.

Essa mesma mudança na forma de utilização também poderá ser vista no aplicativo de Mapas. Aqui, o usuário poderá alternar entre as indicações sonoras tradicionais, que indicam onde é preciso virar ou seguir em frente, ou um feedback háptico, com vibrações programadas do relógio informando o caminho a ser tomado.

Outra funcionalidade curiosa é um sistema de lembretes que avisará ao usuário quando ele estiver sentado por tempo demais. A novidade, ligada às opções de fitness do Apple Watch, ajudará no bem-estar dos usuários ao transformar até mesmo o cotidiano deles em algo mais saudável, por meio da prática de exercícios simples ou tomada de certas atitudes mais saudáveis. Pelo app, também será possível conferir as informações do contador de passos, sensor cardíaco e outros.

A segurança também é uma questão importante para a Apple e, como não poderia deixar de ser, também poderá ser controlada a partir do companion app. Pelo software, será possível configurar um limite de senhas erradas até que uma limpeza automática dos dados do relógio seja realizada e configurar quem poderá acessar determinadas funções quando utilizando o equipamento.

Oficialmente, nenhuma das funcionalidades foi confirmada, mas as informações publicadas pelo site TechRadar foram dadas como certas por terem sido obtidos a partir de versões Beta do iOS. A Apple ainda não revelou uma data exata para lançamento do Watch, mas já disse que ele não demorará muito a chegar. Os rumores mais recentes apontam que a espera não será nada longa e o dispositivo estará nas prateleiras em algum momento no mês de março.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.