Aparelhos da Nokia com Windows Phone 8.1 deverão vir com tecnologia "3D Touch"

Por Redação | 18.11.2013 às 08:40

Com os novos iPhones e Nexus 5 lançados, agora chegou a vez da Nokia receber as luzes dos holofotes do hype. E, de acordo com o perfil @evleaks – famoso por vazar informações de grandes companhias –, os protagonistas têm nome: "Goldfinger" e "Moneypenny". E não, não estamos falando dos personagens da famosa franquia de filmes do agente 007, mas sim dos primeiros dispositivos da Nokia a receber o Windows Phone 8.1.

Por enquanto tratam-se apenas de condinomes, mas, de acordo com o The Verge, o Goldfinger deve ser o próximo smartphone topo de linha da companhia. Além do novo sistema operacional, ele deverá vir com a nova tecnologia "3D Touch", que vem sendo desenvolvida pela gigante finlandesa há pelo menos dois anos.

Ao que tudo indica, com ela, os aparelhos passarão a reconhecer gestos feitos sobre sua tela, sem a necessidade do display ser tocado, e em suas laterais. Espera-se que com os gestos o usuário possa navegar pelo sistema operacional e acessar a maioria das suas funcionalidades.

Apesar de nova nos dispositivos da Nokia, a tecnologia é bastante similar à "Air Gestures", apresentada pela Samsung no Galaxy S4 no começo do ano. No entanto, espera-se que com a "3D Touch" os usuários possam fazer muito mais que apenas passar músicas, atender chamadas e rolar páginas.

O Windows Phone 8.1 trará consigo uma nova central de notificações, melhorias no processamento multitarefa e uma assistente pessoal digital, conhecida até agora como Cortana. Espera-se que novas funcionalidades, recursos e mais detalhes sobre o sistema operacional sejam revelados durante o Mobile World Congress 2014. O evento acontecerá em Barcelona, Espanha, em fevereiro do próximo ano.