Aparelhos antigos da linha Nokia X não receberão atualização 2.0 do Nokia X2

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 15h22
photo_camera Divulgação

Cerca de cinco meses após anunciar os aparelhos da família Nokia X, a Microsoft revelou nesta terça-feira (24) o que pode ser considerada a segunda geração de dispositivos da linha X, equipada com uma versão modificada do Android. O Nokia X2, além de contar com especificações ténicas mais robustas, também traz uma nova versão da plataforma X (2.0).

Agora a má notícia: os primeiros smartphones do novo segmento (X, X+ e XL), anunciados em fevereiro durante o MWC 2014, em Barcelona (Espanha), não receberão o update para a versão 2.0 do sistema operacional. Em comunicado oficial, Yannis Paniaras, que trabalha na divisão de celulares da Microsoft em Pequim, na China, afirmou que a atualização não chegará aos aparelhos mais antigos devido a "melhorias de hardware" que seriam necessárias nesses gadgets para suportar o modelo 2.0 do software.

A plataforma 2.0 do Nokia X2 é baseada na Android API 18, que corresponde ao Android 4.3 Jelly Bean. Entre as principais mudanças estão uma série de alterações na interface de sistema, melhorias no software da câmera e mais rapidez na abertura de ferramentas e aplicativos. A tela inicial também ganhou novidades, como a inclusão de um quarto botão de acesso rápido, e um botão Home (no modelo anterior, havia apenas o botão Voltar).

A companhia garante que novos pacotes de atualizações chegarão aos dispositivos Nokia X, X+ e XL nos próximos meses e, na prática, não quer dizer que os donos desses telefones estejam perdendo alguma coisa em relação ao Nokia X2 – afinal, o conceito por trás de todos os aparelhos permanece o mesmo. Contudo, a falta da plataforma 2.0 significa que esses smartphones já podem ser considerados obsoletos, visto que o X+ e o XL foram lançados apenas um mês atrás.

Além disso, vale lembrar que eles ainda nem chegaram ao Brasil, o que pode antecipar o lançamento do X2 por aqui. Anteriormente, a empresa havia garantido que a linha Nokia X chegaria ao país até o final do segundo trimestre, mas, ao que tudo indica, isso não deve acontecer.

O Nokia X2 possui tela LCD ClearBlack de 4,3 polegadas com 800 x 480 pixels de resolução, processador Snapdragon 200 dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM, 4 GB de armazenamento interno expansível via microSD, câmera traseira de 5 megapixels com flash LED, câmera frontal VGA, bateria de 1.800 mAh e suporte para dois chips.

O dispositivo roda um sistema baseado no Android Open Source Project, personalizado com serviços da Nokia e Microsoft, como o Here Maps, Outlook.com e OneDrive, além de outros aplicativos que podem ser baixados na Nokia Store, uma loja própria dos celulares da linha X. O aparelho desbloqueado, ou seja, sem contrato com operadoras, será lançado globalmente em julho por US$ 135, e estará disponível nas cores verde, laranja e preta.

Leia também:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!