Ano novo, vendas novas. Como se preparar para 2015?

Por Colaborador externo | 06 de Janeiro de 2015 às 13h19
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Por Luiz Pereira*

Nos minutos que separam um ano do outro, as pessoas são tomadas por emoções de mudanças e esperanças. No mundo empresarial, esse tipo de sentimento não é diferente e o pensamento é sempre focado em sucesso e vendas.

E o que fazer para que os desejos se tornem realidade? Sabe-se que fazer as mesmas coisas colhe-se os mesmos resultados. Se faz necessário então buscar diferentes formas para obter diferentes resultados. Em um ano de perspectivas econômicas pouco otimistas como vem se desenhando 2015, é ainda mais necessário planejar, observar o mercado, entender a concorrência e criar oportunidades.

Para as lojas virtuais, uma boa estratégia para iniciar o próximo ano com o pé direito é conhecer com maior profundidade o Sortimento dos concorrentes. A tecnologia auxilia o gestor a enxergar como seu concorrente vem categorizando os produtos e ofertas, quais são marcas comercializadas, analisar a profundidade, ou seja, a quantidade de Skus por categoria e por marca além de identificar preço médio dos produtos ofertados numa determinada categoria ou marca, comparando sempre com o seu mix de produtos.

A solução também ajuda a descobrir novas marcas e categorias comercializadas ou mesmo aquelas que estão sendo descontinuadas pelos concorrentes. Somente se diferencia a empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende.

Mãos a obra e que 2015 seja um ano de muitas vendas.

Confira quatro vantagens de utilizar a Análise de Sortimento:

Categorias: A loja virtual consegue identificar marcas e produtos que seus concorrentes vendem e comparar com o seu portfólio.

Ruptura: É possível verificar produtos que estão com disponibilidade e os que estão indisponíveis no concorrente, a partir daí criar estratégias em cima da oferta e demanda.

Preço médio: O e-commerce analisa se os preços estão de acordo com os praticados pelos concorrentes. A partir daí, pode-se entender se as lojas atendem à mesma classe.

Público-alvo: É fundamental para uma loja entender seu cliente. Com a Análise de Sortimento é possível identificar se seu preço condiz com o perfil e hábitos de consumo de seu usuário.

*Luiz Pereira é COO da Precifica, primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente

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