Android 4.4 KitKat é lançado oficialmente

Por Redação | 31 de Outubro de 2013 às 17h12

Depois de tantos rumores e de muita especulação sobre o nome da próxima versão do Android, a gigante das buscas lançou hoje o Android 4.4 KitKat. Saiu no Google Blog.

O novo sistema operacional é baseado na eficiência e quer trazer o “próximo bilhão de pessoas” para o mundo dos smartphones, segundo Sundar Pichai, VP Senior da divisão Android.

Os aplicativos do Google usam menos memória e a interface é ampliada automaticamente para caber em dispositivos com 512MB de memória RAM. Embora a companhia não possa impor nada, eles pretendem que a versão KitKat seja onipresente em telefones Android lançados em 2014, independentemente do desempenho. Essa seria uma meta ambiciosa, visto que ainda hoje encontramos celulares de baixo custa rodando versões como Gingerbread ou Ice Cream Sandwich.

Boa parte da interface foi simplificada. Na tela de bloqueio é possível encontrar um atalho para a câmera e uma opção para reorganizar as telas iniciais. A interface de navegação é escondida quando você está dentro de algum aplicativo. Novidades também surgiram no discador e Hangouts: agora é mais fácil pesquisar por endereços próximos e fãs de expressões faciais ficarão felizes em saber que emoticons estão disponíveis no teclado.

Um novo framework permite a impressão sem fio (atualmente limitado às impressoras HP) e um suporte para armazenamento na nuvem de terceiros. Nos bastidores, o Google está melhorando a vida útil da bateria, cortando solicitações de dados que não estão sendo utilizados.

O reconhecimento de voz está 25% mais preciso e agora você consegue ativar algumas palavras-chave sem colocar as mãos no aparelho.

O Android 4.4 KitKat foi lançado com o Nexus 5. A maneira mais rápida de ter acesso às novidades é comprando esse aparelho. Para os outros dispositivos da linha Nexus, a atualização deve chegar nas próximas semanas, basta aguardar um pouco.

Outros fabricantes ainda não se pronunciaram se vão atualizar seus dispositivos para a nova versão do Android.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.