Amazon quer que você compre produtos sem sair de casa apertando apenas um botão

Por Redação | 01.04.2015 às 09:27
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Há cerca de um ano a Amazon anunciou um produto inusitado e para lá de futurista. Era o Dash, um pequeno dispositivo em formato de controle remoto que possui microfone e um leitor de código de barras. Funcionava assim: toda vez que algum produto estivesse acabando em casa, o usuário apontava o gadget para o item ou fala seu nome perto do aparelho. O acessório então enviava os dados daquele produto para a companhia, que por sua vez o entregava diretamente na residência do cliente.

Agora que a tecnologia está prestes a completar um ano de testes em alguns lares dos Estados Unidos, a gigante do varejo revelou um sucessor para o tal controle remoto inteligente. O nome continua o mesmo, Dash, com a diferença de que não será mais preciso apontar, nem falar o nome do produto desejado. Com o Dash Button, tudo o que o usuário precisa fazer é apertar um botão eletrônico e aguardar a encomenda chegar em casa.

A proposta da Amazon é claramente baseada no conceito de Internet das Coisas. A ideia é que o consumidor adquira um botão para os produtos ou marcas mais usados dentro de casa o instale próximo dos lugares onde ele costuma guardar esses itens. Por exemplo, se o cliente opta por um mesmo sabão em pó para lavar as roupas, a dica é colocar um botão daquela marca de sabão perto da máquina de lavar. Quando o usuário perceber que o estoque acabou, ele aperta o botão para enviar um pedido de compra para a Amazon.

Ao apertar o botão, o usuário recebe um alerta no smartphone para que ele confirme ou cancele a compra do item que está em falta. De acordo com a varejista norte-americana, já foram cadastrados 255 produtos para compra via Dash, a maioria deles coisas que costumamos usar diariamente. Entre eles estão itens de limpeza, cosméticos, alimentos, papel higiênico, toalha de papel, saco de lixo, leite em pó, água mineral, lâmina de barbear, barra de cereal e até comida para animais de estimação, como cães e gatos.

Amazon Dash Button

Com os Dash Buttons usuários poderão comprar sabão em pó, lâminas de barbear e outros produtos sem sair de casa. (Foto: Amazon/Divulgação)

Os botões Dash são gratuitos, mas existem algumas restrições de uso. A primeira, obviamente, é que o consumidor more nos Estados Unidos, já que a novidade está em fase de testes apenas por lá. Já a segunda restrição é que o acessório está disponível apenas para assinantes do serviço Prime da Amazon, que, entre outros benefícios, dá acesso a entregas gratuitas. Aliás, a empresa se compromete a entregar os produtos "rapidamente" - em pelo menos quatro cidades dos EUA, os pedidos chegam em no máximo uma hora.

Embora pareça mais uma brincadeira do dia da mentira, a companhia garante que não se trata de um projeto conceito, nem uma piada de 1º de abril. Segundo Kinley Pearsall, porta-voz da empresa, o gadget é real e tem possibilidade de chegar a todos os consumidores da varejista. Além disso, o Dash faz parte de uma série de investimentos no sistema pago Prime. Alguns estudos fizeram com que a Amazon percebesse que os assinantes da plataforma têm a tendência de comprar mais online do que aqueles usuários que não pagam pelo serviço.

Fontes: Amazon Dash Button, Wired, The Next Web, Los Angeles Times