Amazon lança rede de anúncios para desenvolvedores no iOS

Por Redação | 17.07.2014 às 15:43

A Amazon não vê limites em sua expansão. Nesta quinta-feira (17), a empresa anunciou o lançamento de sua rede de anúncios para desenvolvedores de apps para iOS, com propagandas sendo exibidas na tela dos iPhones e iPads dos usuários. É mais um passo da empresa na dominação do mundo mobile, que vem sendo realizada também por meio do lançamento de smartphones próprios e suporte à comunidade de produtores de software.

Com o anúncio, a empresa liberou uma API que funciona tanto nos telefones quanto nos tablets da Apple e dá acesso a diversos tipos de anúncios, desde banners comuns até aqueles do tipo expansivo, bem como quadros e outras categorias de publicidade. As regras são específicas para cada tipo de dispositivo, mas por enquanto, a novidade funciona apenas nos Estados Unidos, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e França.

A notícia é boa principalmente para quem produz apps multiplataforma, que já possuíam acesso à plataforma no Android e até no novíssimo Fire OS, mas ainda estavam carentes de uma solução para o iOS. A Amazon explica essa demora no lançamento devido às características do público de tais dispositivos, que têm uma tendência maior a gerar lucro a partir de microtransações e compras diretas de aplicativos do que pela visualização de anúncios em opções gratuitas.

Além disso, trata-se da Amazon colocando um pé no mundo dos softwares para iOS e obtendo um conhecimento direto sobre o cotidiano e as tendências de utilização do aparelho. Hoje, isso apenas era possível pelos próprios aplicativos da empresa, que estão longe de ser uma solução padronizada e amplamente disponível. Agora, tudo muda, mas fica a pergunta sobre o que levou a companhia de Jeff Bezos a esperar tanto tempo assim para entrar no mundo da Maçã.