Amazon lança kit de desenvolvimento de seu serviço de streaming

Por Redação | 13 de Março de 2014 às 12h41

A Amazon é a mais nova empresa a entrar na briga dos streaming de jogos e aplicações. Após falar brevemente sobre um lançamento do tipo no final de 2013, a empresa anunciou nesta quinta-feira (13) que o AppStream, serviço que vai permitir a transmissão direta de jogos e aplicações para computadores e celulares de usuários, já pode começar a ser explorado pelos desenvolvedores interessados.

O funcionamento é basicamente o mesmo de qualquer outro serviço do tipo: os títulos ou softwares são executados a distância, nos servidores da Amazon, com a imagem sendo transmitida pela internet para o dispositivo. Os comandos inseridos são enviados de volta para a infraestrutura, o que numa velocidade de internet considerável, garante uma utilização perfeita, como se o usuário realmente estivesse rodando o aplicativo localmente.

Os kits de desenvolvimento já foram distribuídos para a comunidade de desenvolvedores de software e, em um primeiro momento, as aplicações estão sendo produzidas para os sistemas operacionais Windows, Mac OS X, Android, iOS e FireOS. Ou seja, a presença já é garantida nas principais plataformas do mercado, o que deve acelerar a adoção da novidade.

Para os desenvolvedores, a Amazon também informou que o AppStream tem um funcionamento um pouco diferente do comum. Em vez de contar com máquinas virtuais e gigantescos espaços para armazenamento de arquivos, os aplicativos do serviço deverão rodar diretamente na infraestrutura da empresa. Por esse motivo, a companhia vem fazendo grandes investimentos em equipamentos de última geração, de forma a garantir total compatibilidade e facilidade na produção de aplicações.

O streaming de softwares a partir da nuvem começou de maneira tímida, mas cada vez mais empresas estão investindo nesse tipo de negócio. A ideia da Amazon, com a novidade, é criar mais um campo de competição com empresas rivais como Google e Sony, que também trabalham com serviços semelhantes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.