Amazon lança Cloud Drive, serviço de armazenamento em nuvem, no Brasil

Por Redação | 12 de Março de 2014 às 16h08
photo_camera Divulgação

Presente no Brasil desde 2012, a Amazon oferece apenas livros digitais e o tablet Kindle, e ainda não há previsão de quando a empresa começará a vender livros físicos, CDs, DVDs e outros produtos, como já acontece nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Mas, aos poucos, a gigante do varejo online começa a disponibilizar novas ferramentas aos usuários brasileiros. E uma delas acaba de ser lançada por aqui: o Amazon Cloud Drive.

Basicamente, a plataforma tem o mesmo objetivo de outros concorrentes, como Dropbox, Google Drive e Microsoft OneDrive (que antes era chamado de SkyDrive). O serviço na nuvem da Amazon é gratuito e oferece 5 GB de espaço para armazenar fotos, vídeos e outros arquivos digitais. É possível sincronizar todos esses dados com diversos dispositivos, desde computadores até tablets e smartphones, já que o programa possui aplicativos dedicados para Android, iOS e Windows Phone.

O usuário também pode acessar sua conta pelo navegador do PC – o serviço é compatível com com Internet Explorer versão 8 ou superior, bem como as últimas versões do Firefox, Chrome e Safari. Um detalhe interessante é que as alterações feitas em um arquivo a partir de um celular, por exemplo, também aparecem quando o internauta acessá-los a partir de outro aparelho. Dessa forma, a pessoa visualiza a versão mais recente daquele documento, foto ou vídeo em qualquer máquina conectada à internet.

Outra característica do Cloud Drive está nos apps para dispositivos móveis. Eles podem transferir automaticamente fotos e outros arquivos direto para a nuvem ativando esse recurso no menu de configurações do serviço – essa função também está presente no Dropbox e no iCloud, da Apple. Dessa forma, o internauta pode utilizar a ferramenta como backup de dados caso seu tablet ou smartphone seja perdido ou roubado.

Vale lembrar que o Amazon Cloud Drive já estava disponível para qualquer pessoa no mundo, incluindo os brasileiros, já que qualquer usuário pode se cadastrar no site norte-americano da companhia. Por isso, quem precisar de mais capacidade na plataforma na nuvem, pode contratar mais espaço pagando US$ 10 por 20 GB anuais ou até US$ 500 por ano para ter 1 TB de espaço.

Para saber mais sobre o Cloud Drive da Amazon, acesse o site da plataforma.

O Canaltech já testou alguns dos principais serviços de armazenamento na nuvem, entre eles o Box, Dropbox, Google Drive e OneDrive. Veja o nosso comparativo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.