Amazon se instala em escritório na zona sul de São Paulo; também já tem CEO

Por Redação | 17.10.2012 às 12:10

A Amazon está acertando os últimos detalhes para começar de vez suas atividades no Brasil. A empresa já se instalou em um escritório em São Paulo e também já definiu quem será o CEO da operação no país.

A Veja conseguiu informações da Junta Comercial de São Paulo, e descobriu que a filial brasileira da Amazon residirá na zona sul, em um novo complexo empresarial chamado Rochaverá, ao lado do Shopping Morumbi.

O documento que registrou as intenções de atividades da empresa no país também dizia que o atual administrador, Mauro Widman, deixaria de comandar a Amazon Brasil. Durante uma conversa com a Veja, o empresário afirmou que vai se dedicar exclusivamente aos negócios brasileiros relacionados ao e-reader da companhia, o Kindle.

Kindle Brasil

Agora, quem assume o cargo de CEO da Amazon no país é Alexandre Szapiro. Desde que deixou o comando da operação brasileira da Apple, já se especulava a respeito da contratação do executivo pela Amazon.

No próximo mês, a empresa vai começar a vender e-books no Brasil, e apenas em 2013 começará a trabalhar com livros físicos. O objeto social diz que a companhia vai realizar "vendas e varejo geral, no país e/ou estrangeiro, de quaisquer produtos, incluindo, entre outros, produtos eletrônicos portáteis físicos ou digitais que processem dados e tablets, inclusive aqueles que permitam a leitura de livros digitais."

Especialistas acreditam que a empresa irá dominar entre 50% e 60% do mercado nacional de e-books. Mas não são apenas as livrarias físicas e virtuais que terão nova concorrência: sites de e-commerce, serviços de música (como iTunes) e filmes (Netflix, por exemplo), devem disputar o mercado com a presença da gigante americana.