Amazon estreia varejo no Brasil

Por Redação | 07 de Fevereiro de 2014 às 12h36

Uma das mais famosas redes de varejo em todo o mundo, a Amazon, acaba de desembarcar no Brasil. Mas tenha calma: isso não significa que você já pode comprar os mesmos produtos encontrados nos sites do exterior. Por enquanto, a loja virtual vai vender apenas dois modelos do Kindle, o leitor de livros digitais da marca.

Por enquanto, a loja vai fornecer apenas os aparelhos e o conteúdo para o Kindle, mas a expectativa é de que a venda de livros físicos também aconteça ainda no início deste ano. Mesmo assim, Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, garante que isso não significa a chegada da loja completa ao país.

Ao que tudo indica, a Amazon por aqui é apenas uma nova frente de negócios, por enquanto, sem muitas ambições. De qualquer forma, ao navegar na Amazon brasileira, já é possível encontrar uma série de ferramentas e características existentes para a compra de produtos no site norte-americano – o que poderia confirmar a expectativa da venda de livros físicos.

kindle

A principal vantagem de comprar o Kindle diretamente com a Amazon estaria na importação de conteúdo automaticamente: quem já tiver um aparelho da marca e estiver substituindo o antigo já vai receber seu Kindle com todo o conteúdo baixado pela conta da Amazon.

Já o ponto positivo da compra de livros virtuais por meio da loja brasileira (recentemente a venda de conteúdo completou um ano no país) estaria na incidência de impostos: até pouco tempo, quem queria comprar livros para o aparelho precisava usar a loja internacional, comprando com cartão internacional e gastando com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% cobrado pelo governo brasileiro para o consumo no exterior.

Além da Amazon, o Brasil aguarda a chegada de outro grande varejista internacional. O eBay iniciou suas operações no país com o lançamento de um aplicativo de moda e a expectativa é de que uma versão brasileira da loja seja lançada ainda este ano.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.