Amazon estreia varejo no Brasil

Por Redação | 07 de Fevereiro de 2014 às 12h36

Uma das mais famosas redes de varejo em todo o mundo, a Amazon, acaba de desembarcar no Brasil. Mas tenha calma: isso não significa que você já pode comprar os mesmos produtos encontrados nos sites do exterior. Por enquanto, a loja virtual vai vender apenas dois modelos do Kindle, o leitor de livros digitais da marca.

Por enquanto, a loja vai fornecer apenas os aparelhos e o conteúdo para o Kindle, mas a expectativa é de que a venda de livros físicos também aconteça ainda no início deste ano. Mesmo assim, Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, garante que isso não significa a chegada da loja completa ao país.

Ao que tudo indica, a Amazon por aqui é apenas uma nova frente de negócios, por enquanto, sem muitas ambições. De qualquer forma, ao navegar na Amazon brasileira, já é possível encontrar uma série de ferramentas e características existentes para a compra de produtos no site norte-americano – o que poderia confirmar a expectativa da venda de livros físicos.

kindle

A principal vantagem de comprar o Kindle diretamente com a Amazon estaria na importação de conteúdo automaticamente: quem já tiver um aparelho da marca e estiver substituindo o antigo já vai receber seu Kindle com todo o conteúdo baixado pela conta da Amazon.

Já o ponto positivo da compra de livros virtuais por meio da loja brasileira (recentemente a venda de conteúdo completou um ano no país) estaria na incidência de impostos: até pouco tempo, quem queria comprar livros para o aparelho precisava usar a loja internacional, comprando com cartão internacional e gastando com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% cobrado pelo governo brasileiro para o consumo no exterior.

Além da Amazon, o Brasil aguarda a chegada de outro grande varejista internacional. O eBay iniciou suas operações no país com o lançamento de um aplicativo de moda e a expectativa é de que uma versão brasileira da loja seja lançada ainda este ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.