Amazon estaria preparando lançamento de leitor de cartões de crédito e débito

Por Redação | 28.07.2014 às 13:10

Não existem limites para a Amazon. Novos rumores publicados pelo site 9to5 Mac indicam que a empresa está se preparando para entrar também no mundo dos meios de pagamento, lançando não apenas uma solução para leitura de cartões de crédito fisicamente, mas também uma tecnologia de autenticação biométrica para aproveitar os sensores já presentes em aparelhos como o iPhone 5s e o Samsung Galaxy S5.

Mas vamos por partes. De acordo com registros obtidos por fontes ligadas à varejista americana Staples, está prevista para breve a chegada de um produto designado apenas como “Amazon Card Reader”, que deverá ser disposto nas prateleiras ao lado de soluções semelhantes, como a do PayPal ou o Square, por exemplo.

Por US$ 9,99 (cerca de R$ 25), o produto também teria dimensões reduzidas. O anúncio oficial estaria previsto para breve, já que os registros de estoque informam aos funcionários que eles devem esperar até o dia 12 de agosto para a chegada do material publicitário oficial sobre o produto, com elementos como nome definitivo e imagens. Isso, então, seria uma indicação de que a revelação do Amazon Card Reader acontecerá ao longo das próximas duas semanas.

Além disso, informações de fontes ligadas à gigante do varejo indicam que ela também está pensando em soluções biométricas de pagamento, atreladas aos sensores já disponíveis em celulares como o iPhone 5s e o Samsung Galaxy S5. Nesse caso, a ideia é dar mais uma opção de compra para seus usuários comuns, enquanto o Card Reader seria mais voltado para pequenos negócios.

A ideia pode ser usada, por exemplo, para se aproximar ainda mais de seus “Sellers”, mesmo nas vendas que eles realizam fisicamente. Além de oferecer um espaço virtual gigantesco para a venda online, a Amazon poderia também auxiliar no dia a dia destes comerciantes, barateando a opção de pagamentos por cartões de crédito e fomentando ainda mais o uso de suas soluções, trazendo mais ganhos para a grande empresa e praticidade para os clientes do pequeno varejista.

A entrada da Amazon no mundo dos leitores de cartão, bem como o foco em adaptar seus sistemas às tecnologias existentes, já é uma conversa recorrente desde o final do ano passado. Por enquanto, nada de oficial foi dito, mas a expectativa é que, se um anúncio não acontecer agora, ele deverá ocorrer bem em breve.