Amazon é eleita a empresa que mais respeita seu público nos Estados Unidos

Por Redação | 14.02.2013 às 06:55

Uma nova pesquisa feita pela empresa Harris Interactive mostrou que a Amazon ultrapassou a Apple e se tornou a empresa que mais respeita o seu público nos Estados Unidos. Pelo quinto ano consecutivo a reputação da Amazon foi caracterizada como 'Excelente' de acordo com a pontuação da pesquisa.

A empresa de pesquisa se baseou em seis critérios: responsabilidade social, apelo emocional, produtos e serviços, ambiente de trabalho, desempenho financeiro e visão e liderança. A Amazon ficou no top 5 em cinco dos seis quesitos estabelecidos pela pesquisa.

A análise é feita com base em uma pontuação, e a varejista conseguiu bater seus concorrentes com uma média de 82,62 pontos. Para ser considerada 'excelente' a empresa deve superar a marca dos 80 pontos. A Apple - líder do ano passado - ficou em segundo lugar com 82,54 pontos, e a Walt Disney Company ficou em terceiro com 82,12. Para fechar o top 5, Google e Johnson & Johnson receberam 81,32 e 80,95 pontos, respectivamente.

A empresa de pesquisa ainda acrescentou que as empresas de tecnologia possuem as melhores reputações, com uma classificação positiva de 79%. Enquanto isso, as empresas de tabaco têm a pior reputação, com uma classificação negativa de 73%. A Harris Interactive entrevistou mais de 14 mil pessoas do público em geral para medir a reputação corporativa entre as empresas "mais visíveis" dos Estados Unidos.