Amazon deve anunciar seu primeiro smartphone nesta quarta-feira

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 12h11
photo_camera BGR

Falta pouco para a revelação do novo dispositivo da Amazon, que muita gente acredita ser o primeiro smartphone da marca. Está marcado para esta quarta-feira (18) um evento que contará com a presença do CEO da empresa, Jeff Bezos, e que já foi confirmado como a apresentação de um novo dispositivo da companhia.

E os rumores só ficaram mais fortes quando a empresa divulgou um convite em vídeo cheio de elogios a seu novo aparelho. Antigos rumores de que se trataria de um celular com tela e efeitos tridimensionais apenas ganharam mais força quando vimos os usuários do clipe falando coisas como “as imagens se moveram comigo” ou chacoalhando a cabeça para lá e para cá para observar o que estava sendo exibido na tela.

A ideia é que seja algo mais ou menos parecido com o Nintendo 3DS, oferecendo um efeito de estereoscopia que não precisaria de óculos para ser enxergado pelos usuários. A iniciativa não caiu tão bem no console, mas tudo pode mudar no celular, que não é um produto feito para ser usado por horas e horas a fio. Além disso, cabe imaginar adaptações de interface que tornariam essa adição significativa em um smartphone.

E, claro, nenhum anúncio estaria completo sem sua boa cota de rumores. De acordo com as informações do site The Westside Story, o celular da Amazon vai rodar uma versão customizada do Kindle Fire OS, um sistema operacional baseado em Android que já é bastante conhecido e tem presença em leitores e tablets da marca.

A tela seria de 4,7 polegadas e com resolução 720p, posicionando o aparelho em meio a grandes como o Samsung Galaxy S5 e o iPhone, da Apple. A câmera seria de 13 megapixels e, no interior do aparelho, estariam 2 GB de memória RAM e um processador quad-core cujas especificações e fabricante ainda não foram revelados. As informações, claro, ainda não foram confirmadas oficialmente.

Mas a expectativa, desde já, é de sucesso. Aproveitando sua gigantesca base de usuários, a Amazon poderia colocar um valor baixo em relação a seus concorrentes, e aproveitar fortemente dos efeitos tridimensionais para garantir um diferencial em relação a seus concorrentes. Nada no nível de aparelhos de entrada, claro, mas possivelmente um preço abaixo do iPhone e do Galaxy S5, apelando aos compradores de médio poder aquisitivo que buscam algo bastante potente.

Além disso, de acordo com o que aposta o TechRadar, uma das ideias seria a criação de uma experiência tridimensional livre das náuseas e dores de cabeça encontradas entre os jogadores de Nintendo 3DS. Isso seria feito por meio de um conjunto de câmeras na parte frontal do aparelho, que acompanharia o movimento da cabeça do usuário e garantiria que a imagem sempre estivesse de acordo com a perspectiva visual dele, garantindo assim que ele não force os olhos.

Dessa maneira, estaria criado mais um novo segmento de mercado e algo que, com toda a certeza, as outras fabricantes se apressarão em utilizar também. Tudo isso, claro, desde que todas as novidades funcionem como a Amazon estaria esperando. Mas ela não costuma dar ponto sem nó e, como em boa parte de seus serviços lançados no passado, realiza estudos para garantir que seus produtos cheguem com sucesso ao mercado.

Seja como for, falta pouco para que a gente fique sabendo. A revelação do novo aparelho da Amazon acontece nesta quarta-feira (18), às 13h30 no horário de Brasília. Fique ligado no Canaltech para todas as novidades.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.