Amazon anuncia serviço para empresas similar ao Google Docs

Por Redação | 10.07.2014 às 18:14

A Amazon quer dificultar os planos do Google para fornecer soluções para empresas. O Amazon Zocalo é o novo serviço da gigante de Seattle para os seus clientes corporativos. Trata-se de uma solução anunciada hoje pela manhã que permite criar documentos, editá-los, sincronizá-los em todos os dispositivos e compartilhá-los com outros usuários, de maneira semelhante ao Google Docs.

Um dos focos do novo produto da Amazon é o trabalho cooperativo, que permite que os usuários insiram notas e comentários para o trabalho remoto entre várias pessoas em um mesmo documento.

O diretor de tecnologia da Amazon, Werner Vogels, enfatizou a capacidade do Zocalo de integrar os mecanismos de tecnologia das empresas existentes. "Este é um aplicativo corporativo de verdade, e como tal, ele se integra com os serviços da empresa que você possui", declarou no palco do AWS Summit 2014 da Amazon, que aconteceu em Nova York nesta manhã.

O Zocalo trata-se de uma boa escolha para as empresas preocupadas com a segurança de seus arquivos. O serviço de armazenamento Amazon S3 baseado na nuvem é quem cuida de salvar todos os documentos criados no Zocalo. Ele possui criptografia em todos os dados, tanto para os que não estão sendo utilizados no momento quanto para tráfego de dados enviados para as edições dos arquivos, seja em PCs, tablets, smartphones e outros dispositivos. A intenção do Amazon Zocalo é permitir que os funcionários de uma empresa compartilhem documentos e possam editá-los em grupo, destacando parágrafos, inserindo comentários e possuindo uma plataforma de trabalho em qualquer lugar que se vá, aumentando assim a produtividade.

O novo serviço coloca a Amazon como concorrente mais próxima das empresas Box, Dropbox e Huddle, além dos serviços OneDrive, da Microsoft, e Google Docs, como já mencionado, que oferecem praticamente os mesmos recursos de colaboração e armazenamento em nuvem de arquivos.

O Amazon Zocalo custa US$ 5 mensais por usuário com direito a 200 GB de armazenamento online. No entanto, os clientes que utilizam o Amazon Workspaces podem obter 50 GB de armazenamento gratuito para o Zocalo ou pagar apenas US$ 2 por mês para ter direito a um espaço de 200 GB.

Fonte: http://venturebeat.com/2014/07/10/amazon-announces-zocalo-challenging-google-docs-in-the-enteprise/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Venturebeat+%28VentureBeat%29