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Amazon anuncia Fire TV, sua caixa para streaming de jogos e entretenimento

Por| 02 de Abril de 2014 às 14h46

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Amazon anuncia Fire TV, sua caixa para streaming de jogos e entretenimento
Amazon anuncia Fire TV, sua caixa para streaming de jogos e entretenimento
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Após várias semanas de rumores e expectativas, a Amazon finalmente exibiu ao público a Fire TV, seu dispositivo de streaming voltado para entretenimento e jogos. Com preço oficial de US$ 99 (cerca de R$ 225), o aparelho foi lançado nesta quarta-feira (02) nos Estados Unidos e já pode ser adquirido através do site da varejista, que será revendedora exclusiva do gadget.

Seguindo os mesmos passos da Apple TV, a Fire TV é uma caixa pequena e preta que deve ser conectada ao televisor e operada à distância por um controle remoto. Uma conexão Wi-Fi garante o acesso à internet e o uso de todas as suas funções, que estão disponíveis em um sistema operacional proprietário baseado em Android.

A dinâmica é basicamente a mesma dos tablets da linha Kindle, com a Amazon tendo controle total sobre sua plataforma na mesma medida em que facilita a conversão de aplicativos já existentes para o sistema operacional do Google. Experiência é a palavra de ordem aqui, com a empresa afirmando ter observado por meses o mercado de venda de dongles e set-top boxes. Assim, ela pode conhecer exatamente o que funciona e o que os consumidores não gostam, levando tudo isso em consideração na hora de criar seu próprio aparelho.

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Apesar de já operar o Amazon Instant Video e suas próprias produções, a empresa se aliou ao concorrente Netflix para o lançamento da Fire TV. Além de um dos principais serviços de streaming, a varejista também está lado a lado com serviços como HBO Go, Pandora, Hulu, TuneIn e ESPN neste lançamento. Todos já vêm com aplicativos pré-instalados e estão prontos para acesso assim que o dispositivo for conectado.

Além disso, o gadget tem integração total com o serviço de armazenamento CloudDrive, permitindo o upload automático de fotos do smartphone para a Fire TV. A Amazon também aproveitou o anúncio para exibir uma função chamada X-Ray, que permite ao usuário acessar informações adicionais sobre as atrações assistidas. Dados como data de lançamento, biografia de atores e produções relacionadas podem ser visualizadas rapidamente em tablets conectados, adicionando uma experiência de segunda tela.

A empresa também afirmou que é possível controlar o dispositivo através de comandos de voz que "realmente funcionam". Um microfone no controle remoto permite que o usuário faça suas buscas de forma mais fácil, além de dar acesso direto a conteúdos e aplicativos.

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Poder para os games

Parcerias também são os destaques da oferta da Amazon para os amantes de jogos. Com a ideia de competir com os consoles de mesa – mais especificamente aqueles que também funcionam com o sistema operacional Android –, a empresa prometeu uma oferta exclusiva de títulos para a Fire TV.

O primeiro deles, Minecraft, já foi anunciado e exibido ao vivo durante a apresentação do aparelho. Um dos maiores sucessos independentes dos últimos tempos não poderia ficar de fora do dispositivo e vai liderar uma sequência de “milhares de games” a serem lançados em maio.

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Empresas como Disney, Electronic Arts, Ubisoft e Take-Two já estão desenvolvendo jogos para a Fire TV, mas nada foi confirmado oficialmente. As opções de controle dependem do título e vão desde smartphones, tablets ou o próprio controle remoto do aparelho até um joystick dedicado, que custa US$ 40, aproximadamente R$ 90, e será vendido separadamente.

Para garantir que todo esse potencial realmente gere frutos na plataforma, a Amazon investiu em uma boa configuração para a Fire TV. O aparelho conta com um processador quad-core de especificações não reveladas, mas descrito pela empresa como “o melhor de sua categoria” e dispõe de 2 GB de memória RAM.

Ao que parece, a Amazon também pretende lançar a Fire TV oficialmente no Brasil. Afinal de contas, acessórios do dispositivo já foram até mesmo homologados pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. No evento, porém, a empresa disse apenas que não pretende levar o dispositivo para fora dos EUA num futuro próximo.