Amazon Echo: uma torre-assistente que responde a comandos de voz

Por Redação | 07.11.2014 às 14:12

A gigante do varejo norte-americano Amazon lançou nesta quinta-feira (6) uma torre-assistente virtual que fica em funcionamento durante todo o dia que emite comandos de forma semelhante ao software Siri, presente nos iPhones da Apple. Em resumo, o Amazon Echo, como foi batizado, é um assistente que vem dentro de um dispositivo cilíndrica voltado para uso em ambientes domésticos.

De acordo com a empresa, o aparelho acessa a internet e pode responder perguntas elaboradas pelo usuário. Além disso ela pode receber diversos comandos, como tocar determinada música ou adicionar algum item para lista de compras - por enquanto, o gadget reconhece apenas falas no idioma inglês. Para que a torre-assistente virtual possa funcionar, basta plugá-la na parede.

A companhia informou que o dispositivo, que funciona integrado aos serviços online da Amazon, aprende continuamente os padrões de fala do usuário, incluindo suas preferências. Para capturar a voz do dono, o Echo utiliza uma tecnologia conhecida como "reconhecimento de voz far-field", que integra sete microfones para poder "escutar usuários em todas as direções". Há também um cancelamento de ruído embutido, recurso que permite perguntar algo até mesmo quando uma música de fundo está tocando.

A configuração do Echo é feita por meio de um aplicativo, já que o eletrônico tem poucos botões em sua construção. Outro detalhe é uma conexão Bluetooth para que o usuário possa fazer streaming a partir de qualquer app de seu tablet ou smartphone. Segundo a entidade, é possível utilizar serviços como o iTunes, Spotify, TuneIn e iHeartRadio para ter sua biblioteca de músicas ao alcance do aparelho.

O Amazon Echo será vendido por US$ 199 e estará disponível nas próximas semanas somente para clientes selecionados, pelo menos em um prmeiro momento. É possível se cadastrar e obter maiores informações na página oficial do produto.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/11/1544295-amazon-lanca-alto-falante-que-responde-a-comandos-de-voz.shtmlhttps://tecnoblog.net/169174/amazon-echo-assistente-virtual/http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/11/07/amazon-lanca-o-echo-assistente-pessoal