Amadeus e TAM lançam plataforma para reagendamento simplificado de voos

Por Redação | 15.01.2015 às 09:15

Uma parceria entre a Amadeus, empresa especializada em soluções para turismo, e a TAM resultou no lançamento da iniciativa Amadeus Personal Disruption Companion, uma tecnologia pioneira voltada para o reagendamento inteligente e personalizado para casos onde voos são cancelados ou sofrem atrasos.

A solução começará a ser utilizada ainda no início deste ano e tem como objetivo melhorar a experiência de viagem de passageiros oferecendo opções customizadas de reagendamento de voos afetados por problemas no itinerário. Além de beneficiar os usuários, a novidade ainda proporciona economia para as companhias aéreas, que adotam um sistema de gerenciamento automatizado e, portanto, mais simples, eficiente e com menores custos.

O sistema disponibiliza ferramentas aos passageiros como atualização de inventários, emissão de novos cartões de embarque e acompanhamento e transferências de bagagens para outros voos. Com a nova plataforma, todo o processo de gerenciamento de contratempos será automatizado e os usuários não terão mais que andar de guichê em guichê nos aeroportos em busca de uma solução.

“Espera-se que esta inovação diminua custos associados aos problemas, proporcione uma resposta mais rápida e segura aos clientes e que, finalmente, quando as coisas estiverem mudando, possamos promover uma experiência com a marca da qual possamos realmente nos orgulhar”, afirmou Daniel Limena, gerente de e-Commerce Projects & Operations da TAM Airlines, sobre a novidade.

Atualmente, quando um voo sofre atraso ou é cancelado, a companhia aérea tem que ressarcir os gastos do passageiro, portanto, caso o processo de remarcação seja mais eficiente, as empresas terão um prejuízo menor. Uma pesquisa recente da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) mostrou que, em 2012, só nos Estados Unidos, as empresas sofreram um prejuízo de US$ 7,2 bilhões devido a atrasos e cancelamentos de voos. A estimativa é que com programas de reagendamento simplificado as companhias possam economizar anualmente até US$ 455 milhões.

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/14/01/2015/tam-vai-implantar-solucao-movel-de-gerenciamento-de-atrasos-e-cancelamentos-de-voos/#.VLaHNivF-W1