Além de streaming, Apple TV pode oferecer televisão ao vivo

Por Redação | 05.02.2015 às 14:48

Já se passaram alguns anos desde a última atualização da Apple TV, e para muita gente, o set-top box da empresa teria até mesmo seus dias contados. Essa ideia, porém, vai contra uma das dinâmicas do mundo atual da tecnologia, que foca justamente nos serviços de streaming e tem o aparelho da Maçã como um de seus principais e mais antigos expoentes. Se os rumores publicados nesta quinta-feira (05) estiverem corretos, porém, o dispositivo não apenas vai continuar por aí como estaria prestes a receber ainda mais opções.

Segundo as informações do site Recode, Tim Cook e outros executivos ligados ao segmento de TV da Apple teriam retomado as conversas com canais americanos e ouros provedores de conteúdo para trazer televisão ao vivo para o set-top box. A ideia seria que os usuários adquirissem estações individuais ou pacotes de assinaturas diretamente com a companhia e sem a intervenção de operadoras tradicionais.

O conteúdo, claro, seria transmitido via internet, mas correspondia ao mesmo material exibido na televisão tradicional. Na Apple TV, os usuários contariam ainda com funcionalidades como um guia de canais e possibilidade de gravação, podendo assistir sob demanda àquele conteúdo que, originalmente, foi exibido ao vivo.

Essa ideia de “passar por cima” das operadoras de TV a cabo viria, inclusive, de uma dificuldade de se trabalhar com elas. No passado, a Apple já havia tentado negociar acordos desse tipo com empresas do setor, mas seja por uma falta de visão de mercado ou medo de perder fatias importantes que começam a rarear atualmente, as conversas não foram frutíferas e, acreditava-se, teriam minado os planos da empresa de Cupertino nesse segmento.

O que se vê, entretanto, é que a iniciativa não deixou de existir, mas apenas foi deixada de lado por um momento. Enquanto isso, a Apple via outras companhias surgindo com iniciativas semelhantes, como a Dish, uma operadora americana de TV via satélite, e a Sony, que com o PlayStation Vue, deseja levar televisão ao vivo a seus consoles de video game, smartphones e tablets.

Essa, inclusive, seria outra ideia em andamento pela Apple. Caso a negociação direta com os canais dê certo, os serviços de televisão não ficariam restritos apenas ao set-top box, mas poderiam chegar também a iPhones, iPads e até computadores. No passado, essa ideia de integração de opções poderia soar absurda para uma empresa como a Maçã, mas levando em conta as iniciativas recentes para ligar o mundo mobile a seus notebooks e desktops, ela começa a parecer cada vez mais provável.

Por enquanto, porém, nada confirmado. A Apple mantém sua política de não falar sobre o assunto e, ao mesmo tempo, continua se mantendo quieta quanto aos desenvolvimentos relacionados a seu set-top box. Para muita gente, 2015 será o ano da virada, quando finalmente veremos novidades sobre o dispositivo, mas a realidade é que ninguém sabe disso com certeza, a não ser, talvez, o próprio Tim Cook e outros executivos-cabeça da fabricante.