Agora você pode fazer buscas por voz com o comando "OK Google" no Chrome

Por Redação | 27.11.2013 às 14:14 - atualizado em 27.11.2013 às 16:51

Já não é de hoje que você pode fazer suas buscas por voz no Google. Há algum tempo, o buscador disponibiliza um pequeno microfone ao lado da caixa de texto que você usa um milhão de vezes por dia. Quando clicado, basta o usuário falar ao Google o que está procurando e o buscador dá conta do recado. O problema é que clicar num botão para falar não é exatamente muito prático e muita gente simplesmente acaba preferindo digitar logo tudo de uma vez e apertar "Enter".

Ciente disso, o Google anunciou a disponibilização de uma extensão para o Chrome que, depois de instalada, permite às pessoas dizerem "OK, Google" para ativar o modo de entrada por voz e falarem os termos de sua pesquisa.

O recurso não é tão novo assim. Ele já está presente no Chrome OS, Android e iOS há algum tempo e chega ao Chrome com algumas limitações, como a necessidade de acessar o endereço google.com/ncr para usar o comando, além de não funcionar no Google Brasil.

Mesmo assim, a experiência ainda é válida, já que a extensão permite fazer algumas coisas bem bacanas. Você pode por exemplo gravar um lembrete, converter unidades, traduzir palavras e até definir um temporizador para não esquecer aquela lasanha no forno. Isso tudo, claro, em inglês.

Uma outra coisa bacana é que o Chrome passa a entender o contexto de suas perguntas. Por exemplo, pergunte "Quem é o presidente dos EUA?" e logo em seguida "Quantos anos ele tem?" que o Google vai entender que "ele" é Barack Obama e responderá à sua pergunta usando o Knowledge Graph. Curiosamente, se você digitar essas mesmas perguntas, o Google não entenderá o contexto e não saberá responder.

Aos preocupados com privacidade: o Google informou que a extensão só enviará algo depois que você disser "OK, Google" e que todo o processo de detecção das palavras-chave e sua análise são feitos em modo offline e localmente no computador do usuário.