Agora, Google destaca nas buscas os sites que possuem versão mobile

Por Redação | 18 de Novembro de 2014 às 17h08

O Google lançou oficialmente nesta terça-feira (18) uma função que promete ajudar usuários de tablets e smartphones na hora de acessar um site por meio desses dispositivos. Trata-se de um aviso que destaca nos resultados de busca se aquela página possui ou não uma versão para aparelhos móveis.

De acordo com o blog oficial da empresa, a novidade recebeu o nome de "Mobile Friendly" ("amigável para mobile", na tradução livre). A principal razão da companhia ter decidido criar o recurso foi o fato de que muita gente pode passar por "uma experiência frustrante ao carregar uma página que não tem sintonia em um dispositivo móvel".

Toda vez que um site tiver uma adaptação específica para tablets e smartphones, o Google irá exibir uma imagem como esta nos resultados:

Google

Sabendo que alguns usuários podem não identificar o que é verdadeiramente amigável para o mobile, o Google detalhou alguns tópicos que explicam quais são os requisitos levados em conta para classificar um site com o novo rótulo:

  • Evitar softwares que não sejam comuns aos dispositivos móveis, como o Flash;
  • Utilizar texto que seja legível sem a ferramenta zoom;
  • Dimensionar o conteúdo ao tamanho da tela de modo que os usuários não precisem utilizar a rolagem horizontal ou o zoom;
  • Manter os links a uma distância suficiente uns dos outros para que o link desejado possa ser corretamente selecionado com um toque.

Pensando também nos desenvolvedores, a empresa lançou uma ferramenta para ajudá-los a colocar seus sites de acordo com as novas regras da gigante das buscas. Trata-se do programa de teste de sites amigáveis para mobile, disponível neste link.

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