Acabou o mistério: Microsoft apresenta seu tablet

Por Ultradownloads | 18 de Junho de 2012 às 22h20

Durante um esperado - e misterioso - evento que aconteceu hoje em Los Angeles, EUA, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, anunciou o que muitos já especulavam: um tablet produzido pela empresa finalmente chegou ao mercado para concorrer com o iPad, Galaxy Tab e outros.

O gadget tem tela multitoque de 10,6 polegadas (maior que os principais concorrentes), que será feita com vidro Gorilla Glass 2.0 - o mais resistente do mercado atualmente.

A exemplo da Apple, a Microsoft decidiu desenvolver, ela mesma, todo o hardware e software do equipamento, que foi batizado de Surface. Ele será lançado em duas versões: uma com processador Intel que roda o Windows 8, tem 13,5 mm de espessura, porta USB 3.0, poderá ter até 128GB de espaço interno e pesa 903 gramas.

Novo tablet da Microsoft

Já o segundo deverá ser mais barato e contará com um processador NVidia, Windows RT, porta USB 2.0 e possibilidade de até 64GB de memória - tudo isso num corpo de magnésio menor e mais leve, com 9,3 mm e 676 gramas.

Os aparelhos também vêm com uma capa protetora, parecida com a smart case do iPad. A diferença, aqui, é que o consumidor poderá optar por cinco cores diferentes. A capa que ganhou o nome de Touch Cover, se prende ao tablet por meio de ímãs e também funciona como uma espécie de teclado embutido e trackpad multitouch.

Além dos aplicativos tradicionais do Windows 8, o tablet também virá com um software de acesso à Netflix e ao Xbox LIVE.

Informações como preço e data oficial de lançamento no mercado não foram divulgadas, mas podemos esperar pela disponibilidade do gadget nas prateleiras lá para setembro ou outubro, quando o Windows 8 for colocado à venda. A empresa limitou-se apenas a dizer que o Surface com o Windows 8 RT sairá cerca de 3 meses antes que a versão Pro.

Muitos especulam que a empresa só decidiu mostrar o equipamento hoje para sair na frente do Google. Há uma expectativa de que a gigante apresentará seu tablet no Google I/O, evento para desenvolvedores que acontecerá no final desse mês.

Esta não é a primeira investida da Microsoft no mundo dos tablets. Em 2010, antes mesmo da Apple lançar o iPad, a empresa de Redmond aliou-se à HP para lançar o HP Slate 500, equipamento que rodava o Windows 7. O produto, no entanto, não empolgou o mercado e teve apenas 9 mil unidades vendidas. Só para efeito de comparação, o iPad vendeu cerca de 14 milhões de unidades nos primeiros 12 meses.

Será que agora a Microsoft acertou? Enquanto aguardamos pelos próximos capítulos dessa novela, assista ao vídeo de apresentação do Surface:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.