ASUS e Acer irão encerrar suas produções de netbooks em 2013

Por Redação | 02.01.2013 às 12:25

A era dos netbooks está se aproximando do fim. As duas últimas companhias a produzirem os computadores com tamanhos menores, a ASUS e a Acer, anunciaram recentemente que irão encerrar suas produções de netbooks em 2013.

Segundo o Business Insider, em 2009 a ABI Research divulgou uma pesquisa mostrando que o mercado de netbooks havia presenciado naquele ano mais de 139 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, número este que foi diminuindo ao longo dos últimos anos devido à forte presença de smartphones, tablets e dos Ultrabooks.

Após o fim da produção de netbooks pela Samsung, HP e Dell, as duas empresas asiáticas remanescentes no mercado destes portáteis tomaram uma decisão: focaram seus negócios em países emergentes do Sudeste da Ásia e da América do Sul. No entanto, agora, esses mercados são alvo de smartphones e tablets Android com preços mais baixos. Especialistas acreditam que esse anúncio marca um retrocesso para a Acer, que em setembro de 2012 afirmou que "continuaria a fazer netbooks".

Netbook Acer

Reprodução: Ubergizmo

A Intel, produtora dos chips Atom presentes nos netbooks, irá continuar a produzir os processadores de baixo custo e consumo de energia, que serão redirecionados para aplicações no mercado de sistemas embarcados como sinalização digital e pontos de venda (POS) como, por exemplo, máquinas de cartões de crédito. Ao longo do último ano, todo o mercado de PCs enfrentou uma séria crise com a chegada dos dispositivos móveis e seu acesso pelos consumidores.