ASUS anuncia Transformer T100TA no Brasil em parceria com Intel e Microsoft

Por Pedro Cipoli | 17 de Setembro de 2014 às 17h35

Em um evento realizado nesta terça-feira (16) em São Paulo, a ASUS, em uma parceria com Intel e Microsoft, anunciou o Transformer Book T100TA, um híbrido de notebook e tablet. As três empresas se reuniram para fazer o lançamento de forma conjunta para mostrar a integração do Windows 8 (Microsoft) com o processador Intel (linha Atom) fabricado pela ASUS.

O Windows em questão é de 32 bits, e não o RT desenvolvido para rodar em processadores ARM, de forma que o usuário poderá rodar grande parte dos seus programas de PC no T100TA sem problemas. Quando ele chegar ao mercado nos próximos meses, virá com um ano de assinatura do Office 365 de fábrica, devendo ser renovada caso haja interesse.

Transformer T100TA
Transformer T100TA

Já o processador é um Intel Atom Z3775, um quad-core de 1,46 GHz (Turbo Boost até 2,39 GHz) com 2 GB de memória RAM LPDDR3 (que não pode ser expandida) e gráficos integrados Intel HD Graphics Gen7. A Intel mostrou vários gráficos mostrando as melhorias de performance e consumo de energia do chip, mas teremos que testá-lo para conferí-las em cenários reais, em especial por se tratar do Windows 8, versão para computadores.

Transformer T100TA

A ASUS fez uma mudança de design em relação às gerações anteriores da família Transformer Book. Em vez de utilizar a base para acomodar uma segunda bateria, ela foi utilizada para guardar um disco rígido de 500 GB, tanto que ela classifica o armazenamento do T100TA como de 500 GB (disco da base) + 32 GB (armazenamento do tablet) + 64 GB (WebStorage, gerenciador na nuvem da ASUS).

Transformer T100TA

Com 10 polegadas, sensível ao toque e com resolução de 1366 x 768, o T100TA tem uma boa densidade de pixels para os trabalhos do dia a dia, em especial devido ao dock, que inclui um teclado padrão ABNT (sem teclas numéricas, naturalmente) e um pequeno touchpad. Assim, imaginamos que ele se torne uma ferramenta útil para trabalhos rápidos em cafeterias, por exemplo.

Transformer T100TA

Segundo a ASUS, a autonomia passa facilmente das 10 horas de uso, como tablets Android topo de linha e iPads, um valor interessante, considerando que ele é basicamente um laptop. Um ponto que nos deixou um pouco tristes foi o armazenamento do tablet: com 32 GB (que na verdade são 29 GB), menos 8 GB da partição de recuperação do Windows, o usuário fica com cerca de 20 GB disponíveis.

Transformer T100TA

Desses 20 GB, metade é dedicada para o Windows, o que significa que o usuário ficará com apenas 10 GB de espaço no tablet, um espaço que faz com que os 500 GB da base sejam praticamente obrigatórios. O T100TA estará disponível em pouco temo no mercado brasileiro, e já tem o preço sugerido de R$ 1.699, já incluindo o dock e o pacote Office 365 por um ano.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.