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'A nuvem é o novo normal', afirma VP da Amazon Web Services

Por| 13 de Novembro de 2014 às 04h51

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'A nuvem é o novo normal', afirma VP da Amazon Web Services
'A nuvem é o novo normal', afirma VP da Amazon Web Services
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* De Las Vegas, EUA

A nuvem deixou de ser associada a trabalhos paralelos e aplicações menores para virar a base das missões críticas – ou até mesmo a base de todas as operações da TI nas empresas. É assim que Andy Jassy, VP sênior da Amazon Web Services, conclui que "a nuvem é o novo normal", ou seja, não se trata mais de SE uma empresa deve se mover em direção à nuvem, mas QUANDO isso vai acontecer. Em sua apresentação no AWS re:Invent, principal conferência global da empresa, o executivo exibiu gráficos e estudos que apontam 2020 como o ano em que a diferença entre o privado e o público deixará de ser uma questão nas empresas.

A questão é a maneira como isso está acontecendo. Jassy aponta casos em que organizações começam a testar a nuvem para hospedagem de serviços auxiliares, e depois, ao sentirem mais confiança, utilizam a estrutura para lançar novos serviços – estes já estariam no novo ambiente desde o começo, não havendo, então, a preocupação com o legado ou infraestruturas e investimentos anteriores.

Além disso, a AWS está percebendo organizações que estão mudando toda a estrutura de data centers, assim como toda a operação de TI, para a nuvem. De acordo com Jassy, isso está acontecendo quando as empresas precisam desembolsar grandes cifras para o upgrade das máquinas, e assim, o custo-benefício da cloud computing passa a fazer ainda mais sentido. "Essa é uma tendência que está acontecendo de uma maneira bastante acelerada", disse.

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Um negócio que ainda está engatinhando

Durante uma conversa com jornalistas, Andy Jassy disse que tanto ele quanto Jeff Bezos, CEO da Amazon, acreditam que o braço da AWS tem potencial para se tornar o maior negócio da empresa em poucos anos. Mas, por enquanto, os números mostram que essa conquista não será tão fácil assim. O último balanço financeiro da Amazon aponta que apenas 7% do faturamento total da companhia pertence ao grupo "Outros", que é onde a AWS se encontra. Além disso, a Amazon pode se preparar para uma concorrência pesada, incluindo grandes nomes como a Microsoft, que vê no Azure uma peça fundamental em seu futuro, além de Google, IBM, HP, Salesforce e tantas outras.

A favor da AWS está o fato de que ela já é 5 vezes maior que todos os seus 14 maiores concorrentes juntos e, para garantir estar sempre à frente, ela aposta na inovação. Ao longo de 2014, 442 novidades relacionadas ao seu serviço de nuvem foram anunciadas e elas devem ultrapassar 500 até o fim do ano. Só hoje, seis novas features foram reveladas e esse parece ser o caminho que a empresa encontrou para transformar o "commodity" da nuvem em um produto bastante diferenciado dos seus concorrentes.

* O jornalista viajou para a AWS re:Invent a convite da Amazon Web Services.