A maturidade do aniversariante Mark Zuckerberg

Por Redação | 15.05.2014 às 09:30

Mark Zuckerberg é hoje uma das pessoas mais populares do planeta. O criador do Facebook comemorou 30 anos nesta quarta-feira (14) e nada mais justo do que olhar um pouco mais de perto a atual vida de um dos jovens bilionários mais influentes deste século.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, Zuckerberg mostra sinais de maturidade, assim como o próprio Facebook. Apesar das críticas em relação a privacidade ou de mudanças constantes visando mais lucro, a rede social continua faturando alto, ampliando seus horizontes e comprando empresas como a Oculus VR e o WhatsApp.

Zuckerberg ainda detém 29% da companhia e poder de voto de 57% devido a fatias especiais que tem nas ações do Facebook. Sua fortuna é estimada em mais de US$ 26,6 bilhões.

Filho de dentista e de uma psiquiatra, o CEO do Facebook tem três irmãs e cresceu lendo ficção científica em Westchester, Nova Iorque. E não é que o mundo fantástico que viveu durante todo esse tempo em sua mente está se tornando realidade?

Segundo um dos gerentes de produtos da companhia, Dean Eckles, o Facebook tem sugerido a leitura de Snow Crash, romance escrito por Neal Stephenson, lançado em 1992, época em que Zuckerberg tinha oito anos. A história descreve um mundo cyberpunk em que a internet é substituída pelo Metaverse, uma mistura de realidade virtual, negócios e games.

SNOW CRASH

Fica fácil fazer a associação com a Oculus VR, companhia comprada pelo Facebook por US$ 3 milhões e que atualmente desenvolve o Oculus Rift, óculos de imersão em mundo virtual.

Outras referências da vida de Zuckerberg também estariam rodeando o "amadurecimento" do Facebook: um de seus livros favoritos, o Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card, que recentemente ganhou adaptação para o cinema, com o astro Harrison Ford; as séries de TV The West Wing e Game of Thrones; e filósofos como Platão e Virgílio.

Muitos já notam mudança de comportamento do cofundador da rede social desde a criação do Internet.org, um projeto em que o executivo e várias companhias buscam a multiplicação do acesso à web para todos ao redor do globo.

Zuckerberg é casado com Priscilla Chan, sua colega de Harvard, e ainda não tem filhos. Visto por muitos como gênio, por outros como oportunista ou até como "cruel capitalista", uma coisa é certa: o menino que criou uma rede social com a cor azul porque é daltônico é, hoje, aos 30 anos, uma das personalidades deste século.

E, para celebrar seu aniversário, o Canatech dá os parabéns com uma divertida e irônica comparação entre Zuckerberg e um cidadão comum de 30 anos, feito pelo site Mashable.

Mark Zuckerberg

Fonte: http://www.theguardian.com/technology/2014/may/13/mark-zuckerberg-30-birthday-facebook-maturing-purchase-whatsapp-oculus