9 dicas para economizar na compra de passagens aéreas usando o Google Voos

Por Sérgio Oliveira

Em tempos de crise econômica, as companhias aéreas que operam no Brasil estão diminuindo a frequência de voos e aumentando o preço das passagens devido à alta do dólar. Dessa forma, encontrar boas oportunidades para comprar passagens aéreas para aquelas férias que você e sua família estão planejando para o fim do ano não é tarefa fácil.

Mesmo assim, reunimos algumas dicas valiosas para você que ainda não desistiu da sua próxima viagem e está procurando por ofertas de passagens aéreas. Para isso, utilizamos o Google Voos, que reúne as principais companhias aéreas que atuam em território nacional e compara suas ofertas de maneira que o usuário sempre possa optar pela opção com o melhor custo-benefício. A ferramenta está disponível tanto na web quanto para dispositivos móveis Android - ainda não há um app oficial para iOS.

Tratam-se de dicas que buscam atender a três perfis diferentes, indo dos aventureiros que querem fazer uma viagem rápida de poucos dias, até aqueles mais precavidos que planejam a viagem meses a fio, passando pelos que não se importam com nada a não ser o valor da tarifa a ser paga. Se você faz um desses tipos, então siga adiante e confira nossas dicas para economizar na hora de comprar sua passagem aérea no Google Voos.

Dicas para quem planeja

Se você é daqueles que programa uma viagem o ano inteiro, estas dicas são para você

Se você é o tipo de pessoa que fica encarregada de planejar a viagem de toda a família e precisa saber de todos os detalhes do passeio, certamente precisará de uma ferramenta para auxiliar e planejar tudo isso.

A boa notícia é que o Google Voos não só busca os valores do seu próximo destino, como também tem vários filtros e recursos que podem ajudar no planejamento da viagem com tantos detalhes quanto você quiser.

1. Busca básica

O mais básico a se fazer no Google Voos é fornecer o seu local de partida, destino e o período da sua viagem para que a ferramenta encontre as melhores ofertas de passagens aéreas. Fornecendo esses dados, o Google listará e destacará as melhores oportunidades para a data e o local selecionados. Fora isso, a ferramenta também oferece o recurso de fazer a reserva ali mesmo, sem a necessidade de ir até outro site.

2. Refine sua busca

Sabendo para onde e quando você viajará, fica fácil filtrar sua busca no Google Voos para refinar os resultados exibidos pela ferramenta. Dentre as inúmeras opções, podemos aplicar os seguintes filtros:

  • Número de paradas que você está disposto a fazer no percurso
  • Quanto você está disposto a pagar por passagem
  • As companhias aéreas da sua preferência
  • A hora de embarque e desembarque desejadas
  • A duração máxima de todo o percurso
Após definir seu ponto de partida, destino e data de viagem, é possível filtrar a busca por preço, número de paradas e outros critérios

Após definir seu ponto de partida, destino e data de viagem, é possível filtrar a busca por preço, número de paradas e outros critérios (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

3. Use o planejador de várias cidades

Caso sua viagem envolva a ida a várias cidades, é uma boa ideia utilizar o planejador de várias cidades do Google Voos. Com ele, você consegue montar uma viagem com várias cidades em um único local, eliminando a necessidade de anotar cada trecho em um papel para, no final, ver se dá tudo certo.

O recurso funciona como se você estivesse escolhendo destinos separadamente, bastando clicar no botão "Várias cidades" na parte superior do formulário para indicar quais voos você fará, cada um com sua data, companhia aérea e destinos únicos.

É possível planejar um roteiro de viagens que inclui várias cidades, bastando clicar no botão correspondente no formulário de buscas

É possível planejar um roteiro de viagens que inclui várias cidades, bastando clicar no botão correspondente no formulário de buscas (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

O único "porém" aqui é que a quantidade de passagens compradas tem de ser igual para todos os trechos selecionados. Ou seja, se alguém for ficar pelo caminho durante as férias, você terá de fazer compras separadas para que a quantidade de passagens case durante todo o processo.

Dicas para quem quer economizar

Se você está contando moedas e quer que sua viagem seja a mais barata possível, estas dicas são para você

Se a grana está curta e tudo o que você se importa é o preço que terá de pagar por sua passagem aérea, o Google Voos também pode lhe ajudar. A ferramenta conta com vários recursos para você encontrar a melhor oferta possível.

1. Seja flexível com os destinos

Se você vive ou está indo para uma cidade que dispõe de mais de um aeroporto, considere fazer múltiplas buscas de maneira a verificar qual combinação oferece o melhor preço possível. Essa é uma das principais dicas para quem deseja economizar algumas centenas de reais, mas tome cuidado com companhias que não oferecem translado terrestre de um aeroporto mais distante para a cidade que você está indo.

Cidades que têm mais de um aeroporto geralmente podem apresentar tarifas mais em conta. Para exibi-las, clique na caixa de texto do destino e selecione outros aeroportos presentes na região

Cidades que têm mais de um aeroporto geralmente podem apresentar tarifas mais em conta. Para exibi-las, clique na caixa de texto do destino e selecione outros aeroportos presentes na região (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

2. Seja flexível com as datas

Quem está acostumado a comprar passagens aéreas online sabe que a melhor forma de economizar é ser flexível com a data de partida e chegada. O melhor de tudo é que o Google Voos sabe disso e permite que o viajante verifique as taxas mais em conta num calendário.

Após realizar a sua busca, clique na opção "Datas flexíveis" para visualizar a flutuação de preços de acordo com os dias da semana. A partir disso, você poderá escolher as datas com melhor custo-benefício para embarcar na ida e na volta.

O calendário de datas flexíveis destaca em verde as melhores combinações de data de partida e de retorno para que sua viagem saia o mais em conta possível

O calendário de datas flexíveis destaca em verde as melhores combinações de data de partida e de retorno para que sua viagem saia o mais em conta possível (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Também há possibilidade de visualizar os melhores preços a partir da opção "Gráfico de preços", que mostra o período em que as passagens estão mais baratas para que você gaste menos.

Já o gráfico de preços mostra a flutuação do valor das passagens ao longo do tempo, além de indicar os valores mais baixos das tarifas para um período de viagem

Já o gráfico de preços mostra a flutuação do valor das passagens ao longo do tempo, além de indicar os valores mais baixos das tarifas para um período de viagem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Utilizando essas duas ferramentas você encontrará a combinação perfeita para fazer a viagem mais barata possível e que atenda aos seus planos. Explore-as e certifique-se de estar fazendo o melhor negócio possível.

3. Seja avisado quando os preços caírem

Caso você ainda não esteja certo de que esse é o melhor momento para efetuar a compra, é possível salvar seu itinerário clicando no botão "Salvar" em "Salvar este itinerário". Dessa forma, o Google Voos não só guardará suas pesquisas, como também lhe enviará notificações sempre que o preço das passagens cair.

Definido o roteiro e selecionados os voos, é possível salvar o itinerário para ser avisado quando os preços das passagens caírem

Definido o roteiro e selecionados os voos, é possível salvar o itinerário para ser avisado quando os preços das passagens caírem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Dicas para quem quer se aventurar

Se dinheiro não é problema e você quer se aventurar conhecendo novos lugares, estas dicas são para você

Caso dinheiro não seja um problema e você estiver à procura de uma aventura para conhecer novas pessoas e saciar sua sede por viagens, não tem problema - o Google Voos também servirá para você. O serviço dispõe de alguns recursos que lhe ajudarão a definir o destino de sua próxima aventura e conhecer lugares que você talvez nunca tenha imaginado.

1. Explore seus destinos

Uma das formas mais desregradas e divertidas de utilizar o Google Voos é definir a data da sua próxima viagem, o local de partida e pressionar Enter no teclado. O serviço de viagens do Google se encarregará de sugerir destinos exóticos, ilhas, lugares para se aventurar ao ar livre e muito mais.

Além disso, clicar no mapa "Explorar destinos" nos leva ao Mapa Mundi, em que cada ponto vermelho indica um possível destino de viagem para você. Navegue à vontade aqui e perceba que os principais destinos já vêm acompanhados dos preços correspondentes à ida e volta de sua aventura.

O mapa de explorar destinos oferece um sem-número de possibilidades de viagem para você

O mapa de explorar destinos oferece um sem-número de possibilidades de viagem para você (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

2. Estou com sorte

Se depois de explorar seus possíveis destinos você ainda não conseguir decidir para onde viajará, deixe o Google Voos cuidar disso para você.

Tal qual o recurso "Estou com sorte" do motor de buscas do Google, o Voos possui um botão "Estou com sorte", que pode ser pressionado a partir do mapa "Explorar destinos" e traz um plano de viagem único para você tomar para si (ou não).

Clicar no botão Estou com Sorte no mapa de exploração de destinos fará com que o Google lhe sugira um itinerário baseado no seu histórico de buscas

Clicar no botão Estou com Sorte no mapa de exploração de destinos fará com que o Google lhe sugira um itinerário baseado no seu histórico de buscas (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Aqui, o Google leva acessa seu histórico de pesquisas e o leva em consideração para tentar lhe oferecer um destino interessante e que se encaixe no seu perfil, levando em conta, também, suas condições financeiras.

3. Escolhe seu destino com base em seus interesses

Como dito anteriormente, esse método de busca do Google Voos oferece várias opções de destino, mas você também pode filtrá-los com base em seus interesses. Para isso, clique na aba "Interesses" na tela principal do serviço e veja uma série de sugestões de interesse que você pode selecionar para escolher o melhor lugar para viajar.

Mesmo se você quiser escolher o destino da sua viagem aleatoriamente, ainda é possível filtrar as sugestões com base em interesses, continentes e período de viagem

Mesmo se você quiser escolher o destino da sua viagem aleatoriamente, ainda é possível filtrar as sugestões com base em interesses, continentes e período de viagem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Além disso, você pode filtrar o destino por continentes em "Google Places" e a data de duração da viagem em "Datas". Dessa forma, você aumenta as chances de encontrar um local aleatório que agrade você e sua família e evita que suas próximas férias sejam um fiasco.

Há outras ferramentas do tipo por aí?

Embora o Google Voos seja versátil e atenda às necessidades da maioria dos viajantes, é importante frisar que ela não é a única disponível no mercado brasileiro. Já listamos aqui no Canaltech os 10 melhores aplicativos de viagem que você pode baixar e instalar no seu dispositivo móvel e que realizam tarefa semelhante ao serviço oferecido pela gigante das buscas.

Além disso, esse serviço ainda não está 100% integrado com as companhias aéreas e em muitos casos o usuário ainda será encaminhando ao site da empresa para fechar a compra das passagens. Em nossos testes, também percebemos que em algumas localidades o funcionamento de alguns recursos é limitado ou até mesmo inexistente.

Mesmo assim, a plataforma é promissora e a expectativa é que nos próximos anos ela se integre totalmente aos resultados de busca do Google e até mesmo ao Google Maps, tornando-se a ferramenta definitiva para comparação de preços de passagens e reservas online. Até lá, vale a pena testá-la como mais uma opção na hora de planejar sua próxima viagem.