7 dicas para angariar bons contatos em um evento de negócios

Por Redação

Há pessoas que são praticamente festas ambulantes. Quase invariavelmente são o centro das atenções e – assemelhando-se a bruxos sociais – parecem sempre capazes de dizer a coisa certa no momento certo, a fim de azeitar qualquer reunião e ampliar suas redes de contatos. Se esse não é o seu caso, entretanto, a especialista em etiqueta de negócios Jackqueline Whitmore tem algumas dicas que podem facilitar as coisas, reduzindo a tensão antes de um evento importante.

Em coluna escrita para o site Entrepreneur, Whitmore reforça a importância da preparação para eventos cujo objetivo seja angariar aliados para o sobe e desce constante do universo business. “Quando você está envolvido com negócios, é preciso formar sua rede de contatos. Entretanto, nem todos nós somos mestres nessa habilidade”, diz ela. “Para muitos, sobretudo para os mais introvertidos, ganhar contatos pode ser algo assustador e extremamente desconfortável.”

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Todavia, em vez de ficar acuado num canto esperando que alguém puxe papo – ou dispare o alarme de incêndio -, a observância de alguns pontos tanto tornar a coisa menos sofrível quanto ainda locupletar sua agenda de colaboradores em potencial. Confira o sete pontos levantados pela especialista em seu referido texto.

1. Imagine-se “dentro”

Para a autora, visualizar negativamente a sua participação em um evento de negócios é iniciar a coisa toda com o pé esquerdo. “Em vez de se imaginar fora quando antecipa um evento para formação de contatos, convença a si mesmo de que você está lá para fazer amigos, e trate as pessoas de acordo.”

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Basicamente, não saia de casa com a mente afixada na ideia de vender algo ou expandir os contatos. “Vá para um evento com uma mentalidade de servir”, diz Jacqueline. “Em outras palavras, sempre tenha em mente o que você pode fazer pelos outros, em vez do que eles podem fazer por você.”

2. Evite usar o celular

A segunda dica é provavelmente uma das mais extensivas da lista – valendo para praticamente qualquer evento social, sobretudo em uma época de Facebook e WhatsApp. “Se você fica olhando para o seu celular ou digitando, é pouco provável que você consiga se aproximar de alguém ou que lhe considerem alguém aberto a fazer contatos”. Portanto, deixe seu smartphone fora do alcance, em uma bolsa, ou até mesmo no carro.

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3. Apresente-se

Uma das formas mais fáceis de começar a socializar em um evento de negócios passa pela identificação dos grupos formados em um evento. A ideia é tentar achar pessoas que já estejam levando um papo animado, e então fazer a abordagem. “Uma aproximação possível seria dizer, ‘Vocês parecem estar se divertindo, importam-se se eu me juntar?’”. Basta, então, esperar por um momento em que você possa acrescentar algo ao assunto – e não antes disso.

4. Prepare alguns assuntos

Embora o bom e velho “Esfriou/esquentou, não é mesmo?” normalmente funcione em emergências, o melhor mesmo é se inteirar do que esteja acontecendo, sorvendo notícias e também dados sobre a própria ocasião de antemão. “Isso sempre vai tornar mais fácil se aproximar de alguém que você não conheça”, diz Jacqueline. Em caso de uma introdução, não se esqueça de dizer seu nome completo e de um aperto de mãos firme.

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5. Assuma que as pessoas vão gostar de você

“Muitas pessoas são tão temerosas de que não vão agradar ou ser aceitas pelos demais que se tornam fechadas para encontrar alguém novo”, aponta a especialista. A dica: considere-se como alguém “gostável”. Isso o fará se sentir mais confiante para iniciar uma conversa.

6. Tente ajudar outra pessoa

Não importa o quão desconcertado você esteja em um evento – sempre é possível encontrar alguém ainda mais perdido. “É sempre mais fácil se aproximar de alguém que esteja parado e observando, ou sentado sozinho, do que de grupos grandes de pessoas”. Afinal, o sujeito solitário pode querer “desesperadamente fazer parte de um grupo”, embora não saiba como fazê-lo. “Assim que descobrir algo sobre a pessoa, convide-a para se juntar e para apresentá-la a outras pessoas”.

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7. Mostre entusiasmo

Mostrar real interesse por assuntos que normalmente não lhe captem a atenção pode ser um desafio. Entretanto, para Jacqueline Whitmore, trata-se de algo fundamental para expandir a sua rede de contatos. “Você nunca sabe se aquela pessoa não representa justamente a ligação que você precisa para o seu próximo grande negócio”.

Portanto, ouça com atenção, evite o clássico “olhar de paisagem” e busque fazer perguntas pertinentes. “Ele ou ela ficará lisonjeado(a) com a sua atenção”, conclui Whitmore – em um convite para que os mais variados empreendedores abandonem suas zonas de conforto e ganhem novos contatos.

Fonte: Entrepreneur

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