64% das empresas planejam ou já investem em Big Data

Por Redação | 04.10.2013 às 12:15

Cerca de 64% das empresas da América Latina planejam ou já investem em Big Data, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner. Ao menos 8% já possuem estratégias na área, 19% têm planos e 18% buscam conhecimento no assunto.

Um outro estudo realizado pelo IDC, em agosto, informou que os investimentos em Big Data devem ultrapassar os em segurança digital em 2013, sendo que no Brasil o mercado de análise de informações deve gerar receita de US$ 285 milhões.

Para quem não está por dentro do assunto, Big Data é como especialistas do mercado de tecnologia chamam o fenômeno de gerenciar a crescente quantidade de dados de diversas fontes, sejam de formulários de clientes, CRMs ou redes sociais, bem como documentos administrativos, planilhas e textos. As empresas agora buscam tirar o máximo de proveito dessas informações usando-as de forma competitiva na tomada de decisões (Business Intelligence). É possível, por exemplo, descobrir tendências de acontecimentos e até mesmo prever o futuro, o que pode trazer economia para as companhias, bem como oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Em junho, a Gartner realizou um estudo global com 720 organizações para descobrir estágios de adoção, problemas solucionados com a nova tecnologia e os setores que mais investem no segmento. “O hype sobre Big Data continua conduzindo o aumento nos investimentos, mas há solidez por trás disso. Esta pesquisa destaca empresas de vários setores e lugares enxergando oportunidades e o real valor de negócios”, afirma Donald Feinberg, vice-presidente de pesquisa e analista da Gartner.

Neste ano, os setores de mercado que mais buscam soluções e estratégias de Big Data são mídia e comunicações (38%), bancos (34%) e serviços (32%). No entanto, nos próximos anos, companhias de transportes (50%), saúde (41%) e seguros (40%) devem entrar para essa lista.

“Independente da localidade, os investimentos têm diferentes estágios. Começam com a aquisição de conhecimento, passam para a definição da estratégia, seguido por um experimento ou teste de conceito. Após a primeira fase ser bem sucedida, a implantação acontece e o investimento aumenta. No passar do tempo, a operação de negócios começa a confiar nas implementações e os investimentos passam a administrar os sistemas”, diz Feinberg.

Entre as empresas que oferecem soluções de Big Data estão IBM, Tibco, SAP e Oracle.