50% dos brasileiros irão se autopresentear no Natal, diz SPC

Por Redação | 22.12.2016 às 09:55
photo_camera Mashable

A tradição de trocar presentes no Natal pode sofrer uma pequena mudança em 2016. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, metade dos consumidores brasileiros pretender comprar pelo menos dois presentes para si mesmo.

Na verdade, essa parece ser uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, pois 54,3% dos entrevistados afirmaram ter se autopresenteado nas festas de final de ano em 2015. Dentre os motivos citados para justificar a opção de comprar um presente para si mesmo, os principais foram o sentimento de merecimento (40,8%) e a oportunidade de se presentear com coisas realmente necessárias (39,1%).

Outros destaque da pesquisa é que os brasileiros pretendem comprar não apenas um, mas dois presentes para si mesmo, e a média de gasto deve ser de R$ 158. Esse ticket médio é 44% superior ao valor que as pessoas pretendem gastar com presentes para outras pessoas.

Já quem não vai se autopresentear neste Natal também tem seus motivos, entre eles não gostar ou falta de costume (25,5%), ter outras prioridades de compra (17,5%) e priorizar o pagamento de dívidas (11,3%).

“O autopresente não é um problema. É normal querer recompensar nosso esforço pessoal, mas o consumidor não pode perder de vista a noção dos gastos. Muitas vezes, algumas pessoas usam o Natal como pretexto para uma despesa excessiva, uma compra impulsiva ou mesmo um endividamento que, mais tarde, poderá trazer problemas financeiros”, explica José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

E você, se comportou bem o suficiente em 2016 para se autopresentear no Natal?

Via E-commerce Brasil