Publicidade

5 recursos escondidos no Gmail que você provavelmente não conhecia

Por| 14 de Dezembro de 2015 às 15h47

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O Gmail é uma ferramenta amplamente utilizada, e por fazer parte do dia a dia das pessoas, muitos acreditam saber tudo sobre ele. No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a tirar ainda mais proveito do serviço de e-mail do Google. Veja cinco hacks interessantes do Gmail:

1. Cancele várias inscrições de uma só vez

O filtro de spam do Gmail pode ser muito bom, mas ele sempre deixa entrar algo indesejado na sua caixa de entrada. Para descobrir quais newsletters ainda estão passando pela peneira do Google, digite "unsubscribe" ou “cancelar inscrição” na caixa de pesquisa do Gmail. O serviço vai listar uma série de mensagens com boletins informativos, oferta de produtos, entre outros newsletters que você havia assinado e sequer se lembrava.

Para deixar de receber mensagem destes remetentes, abra um e-mail e clique no botão de cancelamento de inscrição do Gmail. Geralmente esta opção aparece em lugares próximos ao endereço do remetente nos e-mails promocionais ou na parte inferior da mensagem.

Continua após a publicidade

Cancele inscrições facilmente com um recurso nativo do Gmail. (Imagem: Captura de tela / Canaltech)

2. Organize as incrições que você realmente gosta de receber

As inscrições em alguns sites nem sempre são de todo mal. Realizar um cadastro em sites de ofertas ou de notícias, por exemplo, pode ser bem útil na hora de se atualizar rapidamente sobre as notícias do dia ou encontrar um belo desconto em um produto que lhe interessa.

Continua após a publicidade

Você pode usar um truque simples para manter o seu fluxo de e-mails organizado sem perder os newsletters que lhe importam. O Gmail permite que você crie endereços de e-mails alternativos usando apenas um sinal de adição seguido de palavras chave.

Para usar isto a seu favor, você pode, por exemplo, se inscrever no site do Canaltech com o endereço de e-mail Joao.Silva+canaltech@gmail.com. Em seguida, crie um crie um filtro e coloque o mesmo endereço de e-mail que você usou no campo “Para:” Escolha "Marcar com estrela" ou "Aplicar o marcador" e todas as mensagens enviadas para este endereço ficarão organizadas da forma como você preferir.

3. Use estrelas de cores diferentes

Continua após a publicidade

O Gmail utiliza uma estrela amarela para marcar ou priorizar mensagens. O problema é que se você "estrelar" um monte de e-mails, você pode rapidamente cair em outra armadilha e criar uma nova camada desorganizada dentro da sua caixa de entrada.

No entanto, um fato pouco conhecido do Gmail é que ele oferece uma gama de estrelas coloridas e até mesmo outros ícones para que você possa usar para colocar ordem em seus e-mails importantes. Você pode, por exemplo, usar estrelas com diferentes cores de acordo com o nível de prioridade de uma mensagem e até mesmo usar um ponto de exclamação vermelho para identificar mensagens urgentes.

Para isto, vá até o menu Configurações > Geral e desça a barra de rolagem até encontrar a opção "Estrelas". Provavelmente, apenas a estrela amarela estará na linha "Em uso", mas para acrescentar outras opções de cores, basta clicar em cima da estrela desejada na linha "Não estão em uso" e arrastá-la para o lado da estrela clássica. Para aplicar um dos novos ícones em uma mensagem, clique na estrela ao lado dela várias vezes até que o símbolo que deseja usar apareça.

Continua após a publicidade

Evite que seus e-mails marcados com estrela virem uma grande confusão. (Imagem: Captura de tela / Canaltech)

4. Controle as atividades da sua conta

Apesar de não estar no topo da lista de ataques hacker, invasões de e-mails acontecem. Mas você não precisa se preocupar com isso, pois para saber quem anda acessando sua conta no Gmail basta realizar um procedimento bem simples.

Para ver a atividade de sua conta, clique no link "Detalhes" ao lado da linha "Última atividade da conta", na parte inferior de qualquer página do Gmail. Um pop up será aberto com todas as informações de atividades recentes na sua conta, incluindo todas as vezes em que seu e-mail foi acessado usando um navegador da Web comum, um cliente POP, um dispositivo móvel, um aplicativo de terceiros, etc.

Continua após a publicidade

Clique na opção "Detalhes", no fim de qualquer página do Gmail. (Imagem: Captura de tela / Canaltech)

O Google também lista o endereço IP que acessou seu e-mail, o local associado, a hora e a data. Para encerrar as atividades de sua conta em outro computador, basta clicar em “Sair de todas as outras sessões”.

5. Gerencie uma conta inativa

Continua após a publicidade

Há alguns anos, o Google lançou uma ferramenta que permite ao usuário escolher o que deve acontecer com suas fotos, e-mails e documentos caso você pare de usar sua conta. Com a ajuda do “Gerenciador de contas inativas”, você pode escolher que seus dados sejam compartilhados com um amigo ou familiar confiável, ou que sua conta seja completamente excluída.

As opções oferecidas pelo recurso incluem:

  • Limite de tempo: você define um tempo limite, após o qual sua conta pode ser classificada como inativa. O período do tempo limite começa em seu último login na Conta do Google.
  • Avise-me: o Gerenciador de contas inativas alertará você por mensagem de texto ou e-mail antes que o tempo limite termine.
  • Notificar contatos e compartilhar dados: adicione contatos de confiança que devem ser avisados que você não está mais usando sua conta. Você também pode compartilhar dados com eles.
  • Exclua a conta: você também pode instruir o Google a excluir sua conta após determinado tempo de inatividade.
Continua após a publicidade

Para acessar o Gerenciador de Contas Inativas, basta acessar google.com/settings/account/inactive e clicar em “Configuração”.