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5 produtos que você não imaginava contratar por assinatura

Por| 05 de Setembro de 2022 às 10h00

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Mikhail Nilov/Pexels
Mikhail Nilov/Pexels

Segundo estudo realizado pela consultoria de serviços financeiros UBS, o mercado global de produtos e serviços por assinatura deve atingir US$ 1,5 trilhão até 2025 – mais do que o dobro dos 650 bilhões registrados em 2020. Números que consolidam o segmento como um dos que mais crescem no mundo.

De onde vem todo esse desenvolvimento? Streaming, conteúdo, software em nuvem e serviços de delivery são as categorias mais bem-estabelecidas, mas não são as únicas. Praticamente todas as indústrias — de produtos físicos a digitais — estão criando formas de aproveitar os benefícios do pagamento recorrente.

Quer ver? Abaixo listo cinco exemplos de produtos que há pouco tempo quase ninguém imaginava contratar por assinatura.

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1. Passagens aéreas

A companhia aérea norte-americana Alaska Airlines lançou em 2022 o serviço Flight Pass. A empresa oferece assinaturas mensais que dão direito a um determinado número de viagens por ano. No plano de entrada, por US$ 49, é possível ter acesso a seis voos (ida e volta), reservados com pelo menos 15 dias de antecedência. Para quem deseja agendar e voar no mesmo dia, o site oferece o plano Flight Pass Pro por US$ 199 mensais. Já para aqueles que viajam com frequência, a assinatura garante passagens mais acessíveis e sem risco de flutuação de preços.

2. Celulares

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A startup brasileira Leapfone, lançada em 2021, oferece planos de celular por assinatura. A partir de R$ 118 mensais, é possível ter acesso a um smartphone com proteção completa contra roubo, furto e danos físicos, além da possibilidade de trocar de aparelho a cada 12 meses. O modelo é vantajoso para quem troca de celular com frequência, costuma contratar seguro ou deseja poupar o limite do cartão de crédito, uma vez que o valor anual sai pela metade do preço cobrado no varejo.

3. Roupas

Visando promover um consumo de moda mais sustentável e acessível, a startup brasileira Clo.Rent, lançada em 2018, oferece aluguel de roupas por assinatura. No plano de entrada, por R$ 189 mensais, os clientes recebem três peças por mês. No fim do período, os itens são trocados por novas peças. A solução é atraente para quem deseja estar sempre na moda, com o guarda-roupa atualizado e, claro, gastando pouco.

4. Medicamentos

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Praticamente tudo que compramos e consumimos de forma recorrente faz sentido em uma assinatura. É até estranho pensar que a modalidade demorou tanto para chegar nas farmácias. Nos Estados Unidos, a assinatura de medicamentos já é uma realidade, com diversas empresas atuando no segmento. A startup PillPack vai além e entrega todos os medicamentos do paciente já agrupados em embalagens individuais e organizados por data e horário de ingestão. O serviço também entra em contato com os médicos para atualizar receitas e ainda cobra o reembolso direto do plano de saúde. Como diz o meme: Please come to Brazil!

5. Serviços jurídicos

Honorários jurídicos nem sempre são acessíveis para pequenas empresas. Além disso, muitas vezes são pouco previsíveis. Diversas legaltechs estão surgindo para atender a essa demanda, entre elas a startup norte-americana BizCounsel. A empresa oferece assinaturas a partir de US$ 129 mensais em troca de serviços jurídicos. O plano intermediário dá direito a consultas com advogados a qualquer momento, preços tabelados para execução de processos, revisão de dois contratos de até 15 páginas e duas cobranças de dívidas, além de outros benefícios.

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Toda indústria pode ser "as a Service"

Basta procurar: já é possível encontrar todo tipo de serviço ou produto sendo comercializado por assinatura. Se a sua empresa não está acompanhando essa tendência e desenhando soluções para vender de forma recorrente, é possível que esteja deixando na mesa uma boa fatia do bolo da economia do futuro.