1º de abril: veja as pegadinhas do Google para o dia da mentira

Por Caio Carvalho | 01.04.2015 às 08:53 - atualizado em 01.04.2015 às 14:31
photo_camera Divulgação

Um dos dias mais sacanas do ano, em que quase todo mundo faz piadas e brincadeiras envolvendo mentiras, está entre nós. E não são apenas os usuários que entram na onda do 1º de abril: como de costume, o Google mostra que leva a data muito a sério. Afinal, quem não se lembra de outras falsidades pregadas pela companhia, como o fim do YouTube e um app que emite cheiros pelo tablet ou smartphone?

Em 2015, a coisa não é diferente. Nesta terça-feira (31), a gigante das buscas se antecipou e transformou o Google Maps em um enorme jogo de Pac-Man. O game deve ficar disponível apenas até esta quarta-feira (01) e para acessá-lo basta entrar no serviço de mapas e selecionar uma opção que habilita automaticamente o famoso joguinho do Come-Come amarelo.

Mas não foi só o Maps que participou da brincadeira de 1º de abril. Outras divisões da companhia também lançaram alguns produtos que só poderiam existir nesta data. Reunimos abaixo alguns exemplos e vamos atualizar a notícia caso o Google lance novas piadas.

Botão "Darude" no YouTube

A pegadinha do YouTube para este primeiro de abril permite que qualquer usuário se torne DJ por um dia - ou quase isso. Ao acessar um vídeo no site pelo navegador Chrome, será exibido o símbolo de uma nota musical ao lado esquerdo do ícone do relógio que serve para salvar vídeos e assisti-los mais tarde. Toda vez que você clicar nesse botão, a página emite uma batida sonora diferente de Sandstorm, do cantor Darude, provavelmente uma das músicas eletrônicas mais conhecidas da história.

Google ao contrário

Google 1º de abril

Quer testar sua habilidade de ler as coisas de trás para frente? Então hoje é o dia. Se você digitar com.google na barra de endereços, você será redirecionado para a página de buscas do Google, mas tudo estará ao contrário. Até as coisas que você colocar na barra de pesquisas vão exibir resultados em expressões escritas ao avesso - aparentemente, o site reconhece outro idioma ao fazer a digitação, mesmo que a página principal seja do Google Brasil.

Pac-Man no Ingress

O Come-Come não invadiu só o Google Maps, mas também outros aplicativos disponíveis na Play Store. Um deles é o Ingress, um jogo de realidade aumentada cuja história envolve uma energia misteriosa descoberta por uma equipe de cientistas na Europa. A origem e o propósito dessa força são desconhecidos, mas alguns pesquisadores acreditam que ela está influenciando a maneira das pessoas pensarem. A piada com o 1º de abril mostra apenas o Pac-Man inserido no universo do game.

#ChromeSelfie

Google 1º de abril

Imagine a cena: você está fazendo uma busca no Google, quando de repente encontra uma notícia nada agradável e quer expressar sua reação naquele exato momento. Pensando nisso, a empresa lançou um recurso no navegador Chrome que permite fazer um autorretrato e postá-lo como uma resposta àquilo que você está procurando. Basta abrir o menu do browser, selecionar "compartilhar uma reação" e bater uma foto com a câmera do seu smartphone. "A melhor maneira de se comunicar no futuro é simplesmente fazer uma pose", diz a companhia no blog do Chrome.

Google Panda

Esse é um dos anúncios que muito provavelmente Elon Musk, Bill Gates e Steve Wozniak não gostariam de ouvir, uma vez que os três executivos já manifestaram temer a evolução da inteligência artificial. Esta é a tecnologia aplicada no Google Panda, uma criação do Google Japão que leva o mecanismo de busca mais famoso do mundo às suas mãos em forma de um urso panda de pelúcia. Tem alguma dúvida ou quer fazer uma pesquisa rápida? Agora você não precisa mais ligar o computador ou pegar seu celular: é só ter o seu ursinho por perto que ele responderá para você.

"Desde o início, o Google sempre esteve ligado às pesquisas na web. Sejam elas no desktop, nos dispositivos móveis e mais recentemente as buscas por voz. O que estamos prestes a fazer é dar um salto para um mundo onde as pessoas não terão que usar esses aparelhos para realizar suas pesquisas. Trata-se de um produto tão brilhante que você pode perguntar qualquer coisa a ele. Além disso, ele é tão bonito que você vai querer abraçá-lo", explica a empresa.

Google Japanese Input Piro-piro Version

Outra criação dos funcionários japoneses do Google é o Piro-piro, que nada mais é do que um teclado que dispensa o uso das mãos. Um pequeno dispositivo é acoplado em uma "língua de sogra", aquela usada em festas de aniversário, e então o usuário assopra o que deseja escrever em um computador, tablet ou smartphone. O gadget utiliza um sensor infravermelho que mede a intensidade do seu sopro para interpretar as palavras e depois enviá-las para a tela do aparelho em questão por meio de conectividade Bluetooth. Como se não fosse suficiente, o produto ainda vem em várias cores para agradar todos os gostos.

Austrália estará no Hemisfério Norte em 2055

De olho nas mudanças climáticas causadas pelo ser humano, engenheiros do Maps em Sydney, na Austrália, publicaram um artigo informando que o país, atualmente localizado no hemisfério sul, irá se mover para o hemisfério norte daqui a 40 anos. A constatação é resultado de vários estudos feitos pelos funcionários do Google, que mapearam dados geoespaciais da Terra em relação a outros objetos no nosso sistema solar. Após dois meses de pesquisas, eles descobriram que a linha do Equador está se movendo para o Sul a uma velocidade de 25 quilômetros por ano.

De acordo com os engenheiros, "movimentos na linha do Equador são causados por mudanças na inclinação da Terra, mais conhecidos como ciclos de Milankovitch (variação orbital). Um certo grau de movimento não é inesperado, mas sua velocidade chamou atenção dos cientistas, que manifestaram preocupações sobre o impacto dessas mudanças em aves migratórias".

Smartbox by Inbox

Um dos melhores recursos lançados pelo Google nos últimos tempos foi o Inbox para o Gmail. A ferramenta integra funções de calendário e tarefas de forma mais prática e acessível, principalmente em aparelhos móveis. Bom, que tal levar esse conceito para a vida real? Essa é a proposta da Smartbox: uma caixa de correio de verdade, só que inteligente. Além de funcionar como uma caixa comum, o equipamento oferece suporte para divisão de pastas e até mesmo aplicativos.

"Estamos cada vez mais conectados, mas o correio continuou quase igual. As cartas ficam ali, em uma caixa, o dia todo. Achamos que é hora de mudar. Apresentamos um novo jeito de usar o correio que você adora. A boa e velha carta que você toca com as mãos e cheira com o nariz. Imagine um correio para os dias atuais, com tudo o que você adora em um e-mail, como pastas que organizam, filtros fortes que eliminam spam e aplicativos que fazem muito mais. Agora é a hora de libertar o seu correio", diz.

Modo "Internet Discada" no Google Fiber

É fato: quanto mais usamos a internet, mais queremos estar conectados e mais velocidades queremos ter para baixar músicas e arquivos, conversar por chat em vídeo e assistir nossos filmes e séries por serviços de streaming. No entanto, o Google entende que tanta tecnologia pode acabar comprometendo outras atividades do cotidiano. Sabendo disso, e atendendo ao pedido de vários usuários, a companhia lançou um modo de web discada em sua rede de internet, o Google Fiber.

Ao ativar essa função, tudo o que o internauta vê na tela do computador é o símbolo de carregamento na página que ele está tentando acessar. Para quem quiser abandonar por alguns minutos as velocidades ultrarrápidas do serviço, a companhia recomenda "fechar os olhos e relaxar ouvindo o som familiar de um modem 56k". Outra utilidade da opção é poder enganar o chefe durante uma videoconferência ao simular que a internet está com problemas de conexão.

Segundo a empresa, ao ativar o modo discado, a velocidade do Google Fiber é reduzida para 376 vezes abaixo do normal. Ao final, a entidade destaca que a novidade aumentou em três vezes as ligações de pessoas para suas avós, dez vezes mais abraços e quinze vezes mais pipocas consumidas por casas na hora de assistir um filme em família.