12 dicas para digitar mais rápido no iPhone e no iPad

Por Redação | 10.03.2015 às 13:47

Assim como outros aparelhos, os iPhones e iPads oferecem alguns truques que podem te ajudar a digitar mais rapidamente. Alguns deles podem estar bem escondidos e, a menos que alguém diga, pode ser que você nunca os descubra sozinho. Então, aí vão algumas dicas, listadas pelo How To Geek.

1. Pressione duas vezes a barra de espaço para digitar um ponto

IPHONE TECLADO

Ao digitar uma sentença, você costuma pressionar a barra de espaço para cada palavra e, ao terminá-la, não é necessário ir até o ponto final para usá-lo em sua frase. Apenas pressione duas vezes seguidas o espaço para que o ponto seja digitado.

2. Digite rapidamente .com, .net, .org e mais

IPHONE TECLADO

Para digitar extensões populares na web, basta deixar o botão de ponto pressionado por algum tempo. O sistema vai oferecer alguns atalhos comuns, a exemplo de .com, .net, .org e .edu. Pode ser que não funcione em todos os aplicativos, entretanto, é bastante útil no navegador Safari.

3. Digite um número, símbolo ou letra em caixa alta com um simples toque

IPHONE TECLADO

A maioria das pessoas, quando quer utilizar os números ou símbolos do teclado, acessa os mesmos pressionando o botão inferior esquerdo com os número 123. Há um acesso mais rápido: basta deixar o botão 123 pressionado e deslizar sobre o número ou símbolo desejado.

Esta mesma dica serve também para quando você quer utilizar a tecla Shift. É só deixá-la pressionada, usar a letra em caixa alta, e soltar o botão.

4. Divida seu teclado de iPad em dois

IPHONE TECLADO

Se você acha mais fácil usar seus polegares ao utilizar o iPad, então é possível dividir o teclado em duas partes, nas extremidades da direita e da esquerda. Basta "puxar" o teclado para os lados opostos.

Além de facilitar o uso com as duas mãos, há também atalhos que podem deixar a experiência mais rápida: todos os espaços em branco das letras que estão na divisão do teclado podem ser utilizados para acessar as letras que estariam por ali. Por exemplo, basta teclar ao lado do "T" para digitar "Y" e vice-versa.

5. Mova o teclado do iPad

IPHONE TECLADO

Você pode também mover o teclado do iPad para onde quiser na tela, otimizando assim o espaço e utilizando as teclas onde achar mais conveniente. Para isso, é só pressionar o botão no canto inferior direito e colocar onde achar mais adequado. Outras opções, como dividir ou reunir o teclado, também estão neste mesmo botão – é só deixá-lo pressionado por algum tempo.

6. Use outros símbolos

IPHONE TECLADO

O teclado contém símbolos que não costumam aparecer a não ser que você procure por eles. Por exemplo, se você que usar o centavo estadunidense, o "¢", ao invés do dólar, é só deixar o dólar pressionado para que outras opções monetárias apareçam. Alternativas semelhantes podem ser acessadas da mesma maneira.

7. Digite letras acentuadas

IPHONE TECLADO

Para acessar as letras com acentos, basta fazer o mesmo processo dos símbolos: é só deixar a letra pressionada para que outras opções acentuadas apareçam no teclado.

8. Ative o Caps Lock

IPHONE TECLADO

A maioria das pessoas não costumam digitar uma palavra completa em caixa alta, a não ser que queiram "gritar" com alguém ou digitar uma sigla. Para que o Caps Lock seja ativado, basta pressionar duas vezes rapidamente a tecla Shift. Para desativar, a mesma coisa.

9. Chacoalhe para desfazer

IPHONE TECLADO

Há um modo bem simples de desfazer alguma ação. É só chacoalhar o iPhone ou iPad para que a opção "Desfazer" apareça. Essa alternativa não se embaralha com o teclado, então é bastante útil, principalmente no caso de ter deletado, copiado ou cortado um texto sem querer.

10. Use (e esconda) o QuickType

IPHONE TECLADO

Uma das inovações trazidas pelo iOS8 foi o teclado QuickType, que tenta adivinhar quais as próximas palavras digitadas pelo usuário. Muita gente já conhece esse recurso. Ele, por exemplo, oferece sugestões para o término de uma palavra ou até mesmo as que combinam com as que foram inseridas.

Para usar essa ferramenta, é só escrever a palavra no espaço em branco acima do teclado. Caso ache desnecessário ou incômodo, é só deslizar o espaço em branco para baixo para que ele se esconda e para cima para que apareça novamente.

11. Crie atalhos de texto

IPHONE TECLADO

Os atalhos (Geral > Teclados > Atalhos) dos teclados da Apple são recursos interessantes porque você pode criar seus próprios atalhos para frases inteiras. Isso é particularmente útil quando você armazena e-mails em determinadas combinações de teclas.

É possível deixar vários modelos prontos e responder uma mensagem somente com os atalhos.

12. Use teclados de terceiros

IPHONE TECLADO

Um dos recursos mais populares para os usuários de Android não está presente no teclado original da Apple. O "swipe-to-type" permite a você construir as palavras deslizando uma linha sobre as letras com o dedo e está presente em apps como o SwiftKey e o Swipe, no iOS 8 e em versões mais recentes. Para utilizá-los é só baixá-los e ativá-los nas Configurações do aparelho.

Ainda há mais possibilidades de uso para deixar a vida mais fácil com o teclado de iPads e iPhones, como mudar o som das teclas, entre outras opções. Basta explorar um pouco as Configurações. E se ainda assim você tiver dificuldades, considere também a possibilidade de conectar um teclado físico via Bluetooth do dispositivo.

Fonte: http://www.howtogeek.com/209811/12-tricks-for-typing-faster-on-your-ipad-or-iphones-keyboard/