1GB em 3 segundos: Samsung está desenvolvendo nova tecnologia Wi-Fi ultrarrápida

Por Redação | 13.10.2014 às 13:30

É notável o fato de que, apesar de versátil, a tecnologia Wi-Fi atual não é mais tão eficiente quanto outrora, especialmente para suprir as necessidades dos dispositivos mais modernos que a utilizam para estabelecer conexões sem fio. Frequentemente, ouvimos reclamações de usuários de smartphones sobre a velocidade do acesso a internet via Wi-Fi ficar abaixo do esperado em algumas ocasiões, por exemplo. Em uma tentativa de resolver problemas como esse, empresas de tecnologia sempre botam seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento para criar soluções ou pelo menos mostrar caminhos viáveis para isso.

A Samsung é uma dessas empresas: visando proporcionar velocidades de conexão sem fio cada vez maiores, a gigante sul-coreana anunciou ter desenvolvido uma nova tecnologia Wi-Fi ultrarrápida que funciona na frequência dos 60 GHz. Segundo informações do Techradar, a novidade proporciona velocidades de até 4,6 Gbps, o equivalente a 575 MB de dados enviados por segundo.

Na teoria, isso deve permitir o download de um vídeo de 1 GB em menos de 3 segundos de um dispositivo a outro. Mesmo que saibamos que essa estimativa pode valer apenas em um ambiente controlado de testes e que a velocidade real pode variar, tal estimativa não deixa de impressionar.

A intenção da sul-coreana é embutir esta nova tecnologia de conexão sem fios a uma ampla gama de produtos como aparelhos médicos de áudio e vídeo, smartphones/tablets e dispositivos que compõem a chamada Internet das Coisas. A expectativa é que a empresa lance a nova tecnologia para o público geral a partir de 2015.