Travolta confuso, "senhora?", vestido azul: relembre os melhores memes de 2015

Por Caio Carvalho | 28 de Dezembro de 2015 às 12h57
photo_camera Divulgação

Se 2015 foi melhor ou pior que 2014, isso só cada um pode responder. Afinal, todos nós tivemos nossos altos e baixos nos últimos 12 meses — que aliás, passaram voando, não é? Fato é que a internet nos proporcionou mais um ano repleto de memes que mostram que, mais uma vez, o melhor do Brasil é o brasileiro, que mesmo diante de situações complicadas, como a atual crise financeira e política do país, soube lidar com muito bom humor com tudo isso.

E olha que o que não faltaram nas redes sociais neste ano foram acontecimentos dos quais os internautas tiraram sarro. Desde as dicas de nutrição da Bela Gil, que sempre indicava substituir um determinado item por algo mais saudável, até a dúvida sobre a cor do vestido (preto e azul ou branco e dourado?). Houve também inúmeras expressões que caíram no vocabulário dos usuários, como "meça suas palavras", do MC Brinquedo, "turn down for what", "Senhora?" e "miga".

Separamos algumas dessas piadas que mais bombaram na internet neste 2015. Só esperamos não fazer o famoso "papel de trouxa" caso apareça algum novo meme até o dia 31 de dezembro.

Mas, se você quiser ir logo pra Retrospectiva de Memes 2015 by Canaltech, pegue o balde de pipocas, recline-se na sua cadeira, prepare o saco de risadas e dê o play no vídeo abaixo:

Agora, vamos entender os mais famosos do ano, individualmente!

Meça suas palavras, parça

Sabe quando alguém diz alguma coisa exagerada sem ter nenhum motivo e acaba falando muita besteira? Para esse tipo de situação, a internet encontrou o meme ideal: meça suas palavras, parça. A expressão é um "conselho", por assim dizer, do funkeiro MC Brinquedo, que soltou a frase durante um churrasco com os amigos.

In Brazilian Portuguese

Existem várias formas de dizer "eu te amo". E para o usuário do Twitter @rodrigoplss, uma delas é falar "te pago um salgado". Só que a mensagem de Rodrigo, inspirada nesta postagem no Tumblr, gerou um dos primeiros memes de 2015: o "In Brazilian Portuguese".

No tweet, Rodrgo postou a frase em inglês "In brazilian portuguese you don't say 'I love you', you say 'Te pago um salgado' which means endless love and I think that's beautiful", que na tradução livre significa "Em português brasileiro não dizemos 'Eu te amo', dizemos 'Te pago um salgado', que significa amor infinito e eu acho isso lindo". Isso foi suficiente para que outros usuários copiassem a ideia e também fizessem suas versões do In Brazilian Portuguese para explicar aos gringos como se diziam várias coisas no nosso português.

Até a conta do seriado House of Cards entrou na brincadeira. "Em português brasileiro eles não dizem "impeachment", eles dizem 'se inspirar no Francis Underwood' e eu acho isso lindo", escreveu o perfil da série da Netflix.

A cor do vestido

Memes 2015

Até o ano passado, os memes sempre foram um símbolo única e exclusivamente compartilhados através das redes sociais. Só que 2015 será lembrado como a primeira vez que uma brincadeira vinda do ambiente digital invadiu as manchetes dos principais noticiários e jornais que, na prática, deveriam abordar assuntos bem mais importantes. A coisa ficou tão séria que fizeram até estudos científicos para responder a grande incógnita que parou o mundo no final de fevereiro: o vestido era branco com dourado ou preto e azul?

Tudo começou quando uma usuária fez um post no Tumblr perguntando a cor do vestido. Por alguma razão que ninguém sabe explicar, a postagem, até então simples, invadiu os trending topics do Twitter e figurou entre milhares de notícias na timeline do Facebook. Em poucas horas, a mensagem original sobre o vestido chegou a ter 25 milhões de visualizações em poucas horas e, no mesmo dia, bastava ligar a televisão ou abrir algum site na web para ver diversas matérias questionando sobre a cor do vestido. E para que não haja mais dúvidas: sim, ele era preto e azul, já comprovado cientificamente. O branco e dourado era apenas uma ilusão de ótica causada pelo ângulo em que se enxergava o vestido.

Dubsmash

Talvez você não cante nem atue profissionalmente, mas isso foi possível graças ao Dubsmash, uma das maiores modinhas de 2015. Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis com um objetivo simples: você acessava um banco de dados gigantesco e selecionava um conteúdo para dublar. Podiam ser trechos da sua música favorita, cenas de um filme ou memes que ficaram eternizados na história da internet brasileira. O app ficou tão conhecido por aqui que o Brasil se tornou o país que mais baixou o serviço em uma única semana.

Como todo meme na internet, o Dubsmash viu sua popularidade despencar em poucas semanas após sua ascensão. Em todo o caso, se você ainda tiver curiosidade em saber como a plataforma funciona, neste link ensinamos como usar o aplicativo para fazer dublagens.

Dinofauro

Memes 2015

Um simpático dinossauro, ou melhor, dinofauro azul foi uma das maiores surpresas na internet em 2015. Basicamente, o animal faz postagens em sua fan page se apoiando no fato de ser fanho, sempre trocando diversas consoantes pela letra F pela falta de sua mandíbula. A ideia já existia em alguns sites estrangeiros, mas foi adaptada ao Brasil pelo empreendedor digital André Crevilaro, de 33 anos. Pelo sucesso, o personagem estrelou várias propagandas e campanhas ambientais na web e, apesar de estar um tanto esquecido, conta com mais de 216 mil curtidas no Facebook.

Manda nudes

Memes 2015

Hoje em dia é fácil conversar com nossos amigos atraves de mensagens de texto, fotos e vídeo nos principais aplicativos de mensagens. E coisa não é diferente quando o bate-papo parte para um caminho, digamos, mais íntimo. Mas a internet não perdoa nem mesmo temas assim, mais picantes, e criou uma nova categoria quando o assunto é a troca de pornografia por meio desses apps: o manda nudes. É bem como o Leo Maia destacou no YouPix há alguns meses: "Nudes foi o jeito carinhoso que a web encontrou para chamar aquelas fotos que você tirou sem roupa, mostrando tudo, a foto íntima".

Claro que, como todo bom meme que se preze, não iam faltar montagens usando dezenas de programas, incluindo Sessão da Tarde, Tela Quente, House of Cards, Um Maluco No Pedaço, Breaking Bad e muitos outros. Tem até um Tumblr que reúne algumas dessas criações.

As migas e as falsianes

A expressão "miga" teve início em 2014, mas foi neste ano que ele se popularizou de vez — e não foi com aquela imagem de uma paródia do quadro do pintor William Adolphe-Buguereau, em que uma mulher segura um ET e que também acabou virando meme. "Miga" começou a ser mais usada com a chegada das "falsianes", que também ganharam popularidade em 2015. Falsiane é aquela amiga que na sua frente parece superlegal, mas basta você dar as costas que ela age com a maior falsidade. Óbvio que iam faltar GIFs com algumas das melhores reações contra a espécie falsiane.

Ainda assim, todos deveriam adotar o termo "miga" ao vocabulário.

Bela Gil

Que se alimentar bem para ter uma vida saudável é importante, isso todo mundo já sabe. Mas algumas dicas da chef de cozinha e apresentadora Bela Gil causaram polêmica entre usuários e especialistas de saúde. Em uma delas, a nutricionista sugeriu que seus seguidores nas redes sociais trocassem a pasta de dentre tradicional por um tempero em pó chamado cúrcuma na hora de escovar os dentes. Em outra declaração, Bela disse fazer a higiene íntima de sua filha usando óleo de gergelim.

Os métodos naturais da filha do cantor Gilberto Gil podem não ter caído no gosto do público, mas na internet virou combustível para um meme que incentivava as pessoas a trocarem práticas comuns por algo inusitado. Na época da alta da moeda americana, por exemplo, "você poderia substituir o dólar por semente de linhaça"; ou ainda, "substituir o WhatsApp por mensagens escritas em folhas de bananeira". Com bom humor, Bela disse em entrevistas que não se importa com as brincadeiras, e até fez piada: "Você pode substituir gente chata por salada".

André Marques ataca de DJ

O vídeo é 2010, mas cinco ano depois rendeu um dos melhores virais da internet em 2015. No clipe, vemos o apresentador André Marques, que na época trabalhava como DJ. Até aí tudo bem, não fossem as caras e bocas feitas por ele enquanto se divertia discotecando em uma festa badalada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina. Se você assistir ao vídeo original não vai ver nada demais: Marques só aparece como DJ, sem muita graça. O meme que viralizou mesmo foi o vídeo "DJ André Marques manda AQUELE ao vivo", em que um internauta fez uma montagem hilária da performance do apresentador durante a festa.

Senhora?

No final de setembro, o Jornal Naconal exibiu uma reportagem da TV Anhanguera que investigava uma denúncia de que servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebiam salários de quase R$ 10 mil sem trabalhar. Nas imagens, eles apareciam batendo o ponto e indo embora logo em seguida, em Goiânia, e a maioria desses funcionários é comissionada. Durante a matéria, a repórter Renata Costa abordou a servidora Edinair Maria dos Santos Moraes, flagrada durante três dias cometendo a infração.

Só que o melhor (ou pior) estava por vir. Ao ser questionada por Renata sobre porque batia o ponto diariamente e saía sem trabalhar, Edinair, que negou as atitudes, sai correndo e é seguida pela jornalista, que chama por "Senhora? Senhora?". Renata pode ter ficado sem resposta, mas os usuários nas redes sociais não perderam tempo em alimentar um dos memes mais populares do ano. O sucesso foi tanto que até criaram o Senhora Volta Aqui, um jogo para celulares Android que faz piada do ocorrido.

John Travolta confuso

Lançado em 1994, Pulp Fiction - Tempo de Violência é um dos filmes mais populares do diretor Quentin Tarantino. Só que uma cena em especial marcou a internet como um todo agora no final de ano e lançou o meme do John Travolta confuso, ou John Travolta Perdidão.

Na verdade, a cena no longa metragem é bem simples: Travolta, que dá vida ao personagem Vincent Vega, apenas fica aguardando Mia Wallace (Uma Thurman) terminar de se arrumar para os dois saírem, até que começa a ouvir a voz dela por alto-falantes espalhados pela casa. A maneira como ele a espera rendeu inúmeras montagens, como se a expressão de Vega indicasse que ele estivesse mesmo perdido. Foi aí que o personagem foi colocado nas mais diversas situações, como no meio de um estacionamento lotado, na fila do banco ou após perder um ônibus no ponto. Ele também fez sucesso em cenas de filmes como Star Wars e Psicose.

A brincadeira começou quando o usuário ILikeToWonkaMyWilly publicou uma montagem do ator em uma loja de brinquedos. Segundo o internauta, era assim que ele se sentia quando sua filha lhe pediu uma boneca de presente de Natal.

Já acabou, Jéssica?

Sinceramente, não entendemos como acharam graça numa briga entre duas adolescentes. Fato é que este talvez seja o último grande meme de 2015. E não é para menos: afinal, tudo o que muita gente deve ser perguntar é se porque o ano não acaba de uma vez. Foi mais ou menos isso o que aconteceu com Jéssica e Lara, duas estudantes de uma escola na cidade de Alto Jequitibá, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Após uma discussão, Jéssica aparece em um vídeo agredindo a colega, que mesmo após receber vários golpes, consegue se levantar e dizer "Já acabou, Jéssica?".

Foi o suficiente para que a atitude desafiadora de Lara se tornasse um viral na internet. E para os curiosos de plantão: a briga começou porque Jéssica teria visto Lara conversar mais cedo com seu namorado, que não estava presente no momento da agressão. No mesmo dia em que aconteceu a briga e o vídeo postado na web, as mães das jovens foram convocadas para uma reunião na escola, que também contou com a presença do Conselho Tutelar. As duas fizeram as pazes e tanto o colégio quanto a Polícia de Militar de Minas Gerais repudiaram a rixa entre as alunas.

Bônus

Claro que foram muitos os memes que dominaram as redes sociais em 2015. Mas não poderíamos deixar de mencionar outros sucessos virtuais que passaram por nossas redes sociais neste ano. Veja abaixo:

O povo fazendo panelaço contra o pronunciamento da presidente Dilma:

Os atrasados do ENEM:

Turn Down For What:

Os falsetes da MC Melody:

Nosso papel de trouxa na sociedade:

O vice-decorativo:

Maísa e seu NheNheNhem:

"Pôe a cara no sol, mona!":

Os penteados da atriz Vera Holtz:

A lenda urbana do Charlie Charlie:

O pessoal de humanas:

Minha vida em WordArt:

Meryl Streep na festa do Óscar: