Fique por dentro de todos os memes do momento

Por Caroline Hecke

Se você navega muito pela web, com certeza se depara com dezenas de memes todos os dias, principalmente nas redes sociais. É impossível transitar nesse território sem cruzar com imagens e brincadeiras pra lá de engraçadas. Mas, ao mesmo tempo, não tem nada pior do que ver todos rindo de um meme e não entender a piada.

A sorte é que diversos sites e serviços já surgiram para fazer o “trabalho sujo”, explicando detalhadamente o que cada meme significa e, principalmente, atualizando o seu público sobre tudo o que começou a bombar na web.

chloe

O olhar de Chloe é um enorme sucesso na rede. Entenda suas origens aqui

Aqui, reunimos uma série de endereços que podem ajudar você nessa tarefa de compreender melhor a cultura digital e não pagar mico quando algum amigo mandar aquele meme do momento, que pouca gente já conhece. Para ficar por dentro do assunto, você só vai precisar entender um pouco de inglês – ou apelar para tradutores online.

KnowYourMeme.com

O KnowYourMeme é, de longe, o site mais famoso sobre a cultura da web. Se qualquer coisa começa a apontar na rede, ela logo surge ali, com direito a explicações sobre a origem do meme e suas ramificações.

Google Notícias

Ao fazer uma pesquisa no Google, tente selecionar a aba “Notícias” no topo da tela e então procure o seu meme. O serviço é capaz de localizar as notícias mais quentes sobre qualquer assunto. Se o meme for relacionado a uma pessoa famosa, por exemplo, vai ser muito fácil descobrir a origem da brincadeira. Se você não encontrar nada relacionado em português, tente repetir a pesquisa em inglês, caso o meme seja internacional.

Twitter

Embora o KnowYourMeme seja a forma de conseguir informações mais completas sobre memes internacionais, a busca do Twitter é infalível quando você quer saber a origem de uma piada logo que ela surge. Se virou meme, o Twitter já está falando disso. Coloque as palavras-chave no campo de buscas e boa sorte!

Wikipedia

Por fim, o canal mais “básico” para entender dos memes: na Wikipedia você encontra muitas informações sobre os assuntos da rede e, muitas vezes, pouco tempo depois que eles surgiram. Por lá, é possível também encontrar relações entre outros assuntos e páginas, o que pode ser uma boa fonte de informações para entender todo o contexto de uma brincadeira.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!