“Covfefe” é o mais novo meme protagonizado por Donald Trump

Por Redação | 31 de Maio de 2017 às 10h43
photo_camera Reprodução

A internet ama Donald Trump, mas pelos motivos errados. Prova disso é que na noite desta terça-feira (30) o presidente norte-americano jogou mais lenha nessa fogueira ao publicar uma mensagem simplesmente ininteligível em sua conta pessoal no Twitter. Ela permaneceu no ar por mais de seis horas até ser deletada, tempo mais que suficiente para que os motores da rede funcionassem a todo vapor.

“Despite the constant negative press covfefe” é uma mensagem que fica até complicada de se traduzir, mas, em português, seria algo como “apesar do ‘covfefe’ negativo e constante da imprensa”. E apenas isso. A frase não tem conclusão nem foi explicada, terminando no meio de uma sentença que parecia iniciar uma crítica, mais uma vez, contra o trabalho de repórteres na cobertura de sua administração.

Rapidamente, claro, a internet entrou em polvorosa e os memes começaram a surgir. O domínio covfefe.com foi rapidamente registrado por alguém ainda desconhecido, enquanto alguns pensaram se tratar de um termo em russo, aproveitando para cutucar as relações perigosas entre os governos. Não é o caso, claro, e o significado de “covfefe” e o que Trump quis dizer com isso permanecem um mistério.

O próprio, inclusive, brincou com a situação. Após deletar a tuitada sem mais esclarecimentos, o presidente americano desafiou seus seguidores a descobrirem o verdadeiro significado da palavra “covfefe”. Depois, continuou com suas mensagens tipicamente críticas quanto à cobertura da imprensa e a negatividade que circunda seu governo.

Não se sabe ao certo se foi o próprio Trump, ou sua equipe, o responsável pela mensagem, mas os indícios indicam diretamente para ele simplesmente pelo fato de que a postagem foi feita a partir de um iPhone. O modelo é usado pelo presidente como smartphone pessoal, enquanto a ideia geral é que seus assessores utilizariam um software de redes sociais para fazerem isso.

Em união ao caso, muitos se lembraram de relatos não confirmados publicados na semana passada, segundo os quais a equipe da Casa Branca estaria tentando limitar o tempo de Trump diante da TV e usando o Twitter como forma de evitar mais danos à administração. A agenda do governante estaria sendo deliberadamente lotada para que ele tivesse menos disponibilidade para falar nas redes sociais.

No momento em que essa reportagem foi escrita, a hashtag #covfefe permanecia no topo dos Trending Topics mundiais. Usuários estão mudando seus nomes de exibição para a palavra bizarra, enquanto a indústria dos memes continua trabalhando a todo vapor.

Fonte: The Guardian

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.