Retrospectiva: A história dos Jogos Olímpicos do Rio contada em memes

Por Andressa Neves | 22 de Agosto de 2016 às 19h13

Apesar de todas as polêmicas antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o evento foi repleto de conquistas para os brasileiros e, claro, cheio de zoeira por parte dos internautas. E para nos despedirmos da Olimpíada, nada mais justo que relembrar os principais momentos das últimas três semanas através dos memes que marcaram as competições.

Lá no início...

Tudo começou na noite de sexta-feira (5), com a cerimônia de abertura, que encantou todo o público presente no Maracanã e aos espectadores que acompanharam tudo pela televisão.

Rio 2016

Apesar de toda a beleza, a abertura foi, conforme manda a tradição, marcada pelo desfile das delegações dos países competidores, o que acabou gerando cansaço para alguns.

Rio 2016

Mas isso não foi motivo suficiente para desanimar os fãs, que se mantiveram firmes e fortes ligados durante toda a transmissão, acompanhando todos os detalhes com empolgação.

Rio 2016

As disputas do Brasil

O fato é que depois das três horas de cerimônia e de toda a festa, no dia seguinte as competições começaram oficialmente. Para a alegria do povo brasileiro, logo no primeiro dia de jogos o Brasil comemorou sua primeira medalha na modalidade de tiro. Felipe Wu levou a prata para casa, e a internet foi à loucura.

Rio 2016
Rio 2016

Mas apesar da felicidade no tiro esportivo, os brasileiros se decepcionaram de cara com a seleção masculina de futebol, que em seu segundo jogo empatou com o fraco time do Iraque. Inconformado com a atuação de Neymar, o público voltou sua atenção para Marta, a craque da seleção feminina.

Rio 2016

Seguindo as competições no futebol, surpreendentemente a equipe masculina acabou dando a volta por cima nos jogos seguintes e conquistou a vaga para a final olímpica após derrotar Honduras por 6x0. Mas apesar da alegria, o medo tomou conta dos brasileiros com o anúncio de que a medalha de ouro seria disputada com a Alemanha, famosa pelos 7x1.

Rio 2016

A boa notícia foi que no final das contas tudo acabou dando certo. O Brasil passou pela Alemanha na disputa por pênaltis no dia 20, e a internet não conseguiu lidar com tanta alegria pela revanche.

Rio 2016
Rio 2016

Infelizmente, a seleção feminina de futebol não teve o mesmo resultado, e mesmo depois de um início surpreendente, o time liderado por Marta acabou em quarto lugar.

Rio 2016

Infelizmente não foi só no futebol feminino que acabamos eliminados. Nos jogos de vôlei de praia e de quadra disputados pelas mulheres também tivemos decepção, assim como no handebol, natação e tênis, masculino e feminino.

Rio 2016

Mas, para compensar essas tristezas, aconteceram muitas coisas boas. Thiago Braz conquistou a medalha de ouro no salto com vara, Martine Grael e Kahena Kunze na vela, Robson Conceição no boxe, Alison e Bruno no vôlei de praia, além da seleção masculina de vôlei, que levou o tricampeonato olímpico.

Rio 2016

Atletas que ficaram famosos

Saindo das conquistas que marcaram os atletas brasileiros, vale a pena relembrar alguns dos competidores gringos que viraram piada na web. Como esquecer do nadador Michael Phelps, que não conseguiu passar despercebido pelos espectadores? Muitos usuários das redes sociais flagraram a expressão nada amigável do atleta e o transformaram em alguns dos melhores memes da competição.

Rio 2016

Outro assunto bastante comentado foi a rápida expulsão do ginasta das argolas, Yuri van Gelder. Para quem não se lembra, o holandês acabou voltando mais cedo para casa depois de uma noite de farra regada a bebida alcoólica nas baladas do Rio de Janeiro. Como não poderia ser diferente, a internet não perdoou.

Rio 2016

De forma inesquecível, os holofotes da internet foram para a nadadora chinesa, Fu Yuanhui, de apenas 20 anos, que ficou completamente emocionada ao conseguir o terceiro lugar e conquistar a medalha de bronze. Com sua reação inusitada, ela foi apelidada como a "miss simpatia" da Olimpíada, e ganhou o carinho dos usuários da web.

Rio 2016

Como já era de se esperar, outros grandes atletas também despertaram a atenção de quem acompanhou o evento. O velocista Usain Bolt virou meme por causa de sua capacidade incrível na corrida depois de vencer uma série de disputas e demonstrar muito carisma.

Rio 2016
Rio 2016

E as polêmicas...

Um assunto que não poderia ficar de fora de nossa retrospectiva é a revolta do atleta francês quando perdeu para o Thiago Braz no salto com vara. Se você esqueceu do que aconteceu, Renaud Lavillenie, favorito para a medalha de ouro, acabou levando a prata e reclamou das vaias dos brasileiros durante a competição. Claro que o zoeiros não deixariam passar.

Rio 2016
Rio 2016

E como deixar de mencionar os nadadores norte-americanos que mentiram para a polícia sobre um assalto? Além de terem forjado a situação, imagens de segurança mostraram que, na verdade, Ryan Lochte e outros três nadadores praticaram vandalismo em um posto de gasolina na Barra da Tijuca.

Rio 2016
Rio 2016

No final das contas, a grande verdade é que com tantos acontecimentos ao longo dos 16 dias, muitos se sentiram assim:

Rio 2016

O fim...

Depois de toda a festa, conquistas, derrotas, polêmicas e alegrias, neste domingo (21) a Olimpíada do Rio de Janeiro chegou ao fim. A cerimônia de encerramento foi regada música, dança e projeção de imagens. Os atletas e o público foram embalados por marchinhas de carnaval. Mas apesar do clima festeiro, muitos lamentaram a despedida.

Rio 2016
Rio 2016

Mesmo com as manifestações dos internautas, os Jogos foram encerrados, e a segunda-feira (22) voltou a ser marcada pelo retorno da costumeira rotina e pela expectativa da Olimpíada de Tóquio, que acontecerá em 2020. Os usuários da web não perdoaram e já começaram a criar memes em homenagem à próxima edição.

Rio 2016
Rio 2016

É, no Brasil a festa acabou, e agora restam as lembranças dos primeiros Jogos Olímpicos da América Latina.

Rio 2016
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.