Vídeo original do Rickroll desaparece do YouTube

Por Redação | 21.07.2014 às 15:55

Depois de sete anos, 70 milhões de visualizações e milhões de pessoas enganadas, o upload original da música Never Gonna Give You Up, de Rick Astley, desapareceu do YouTube. Hospedada no site originalmente em 2007 pelo usuário cotter548, a canção deu origem ao meme RickRoll e era usada como um “link fantasma” para enganar pessoas quanto ao anúncio de novidades, informações importantes ou qualquer tipo de coisa que envolvesse grande comoção popular ou um endereço enviado para enganar alguém.

Você com certeza já recebeu a música em algum momento de sua vida online, mas pode ou não ter caído na brincadeira. A retirada do primeiro upload da música de Rick Astley, porém, não significa a morte do meme. No que dá para especular como uma medida de proteção de direitos autorais, Never Gonna Give You Up permanece disponível no YouTube, mas agora, no canal oficial do cantor, que faz parte da plataforma Vevo, concentrando boa parte da produção musical disponível no serviço.

Já há algum tempo, essa é a versão mais usada para propagar o meme. Desde 2009, ano em que apareceu pela primeira vez na rede, o vídeo “oficial” da canção já acumula quase 85 milhões de visualizações e, nos comentários, dá para perceber que a maioria das pessoas não passou por lá por estar interessado na carreira de Astley ou suas coreografias e roupas sensacionais dos anos 90.

De acordo com as informações da revista americana Billboard, não existem informações sobre os motivos que levaram ao bloqueio do upload original. O YouTube não se pronunciou sobre o assunto, nem a assessoria de Rick Astley.